Curiosidades

6 pratos que são consumidos ao redor do mundo durante o Natal

0

Final de ano, finalmente. Já já estamos sentados à mesma degustando as delícias que o Natal e o Ano Novo nos proporcionam. Como esse é um momento de união e de celebração, resolvemos compilar aqui os peculiares pratos que compõem as mesas de algumas nações.

De maçãs da paz ao pinto manchado, nossa lista reúne pratos que jamais ouvimos falar. Portanto, confira, agora, quais são eles.

1 – Suécia: gubbröra

O marisco sempre esteve presente na culinária sueca. Por esse motivo, não é surpresa que o ingrediente esteja presente em pratos que fazem parte das festas de final de ano. De todos, o mais impressionante é o Gubbröra. O prato, basicamente, é uma salada de anchova, servida em uma fatia fina de pão escuro. Em algumas casas, o Gubbröra é servido antes do jantar, já em outras, o prato é consumido à meia-noite.

2 – China: maçãs da paz

Na China, o Natal não é tão celebrado como aqui. Afinal, é um feriado cristão. No entanto, nos últimos anos, o Natal acabou ganhando uma certa popularidade no país. Nesse ínterim, os chineses, para dar uma certa consistência à data, acabaram desenvolvendo também a seguinte tradição: distribuir de ‘maçãs da paz’.

Por ser uma fruta exótica, na véspera de Natal, muitos passaram a promover interações altamente elaboradas com as maçãs. A fruta é cuidadosamente esculpida, seguindo padrões intrincados, e, em seguida, para expressar afeto, são oferecidas a amigos ou a família como presente.

3 – Reino Unido: spotted dick

O Reino Unido é famoso por possuir sobremesas únicas e o spotted dick é uma delas. Apesar do nome de “p*nto manchado”, a sobremesa é bastante popular na Inglaterra. Em suma, o prato não é nada mais que um bolinho macio, recheado de frutas secas. Servida com creme, a preparação da sobremesa varia de família para família. Independente disso, esse é um dos pratos que culmina no Natal.

4 – Japão: Kentucky Fried Chicken

Dos pratos que constam em nossa lista, pode-se dizer que este é o mais comum. Muitos o conhecem por ser famoso nos Estados Unidos, mas poucos sabem que o prato, na verdade, marca uma forte presença nas festas de Natal do Japão – e é exatamente por isso que o consideramos bizarro.

O Kentucky Fried Chicken começou a dominar as ceias natalinas dos japoneses na década de 1970, por conta de uma campanha publicitária. Desde então, as mesas dos japoneses são ilustradas por um belo balde de frango frito do KFC. Por conta da demanda, os pedidos precisam ser feitos com meses de antecedência.

5 – Rússia: kulebyaka

O kulebyaka é uma torta de salmão feita com massa folhada. O prato, que também leva cogumelos, cebolas e outros ingredientes que podem ser difíceis de encontrar durante o cortante inverno russo, é consumido no país há séculos. Tornou-se presente nas ceias de natal na época da Revolução Russa, quando os crentes ortodoxos russos, por não comerem carne em certas datas do ano, criaram o prato como substituto.

6 – Noruega: Smalahove

Também conhecido como smalehovud ou skjelte, o prato é, nada mais nada menos, que uma cabeça de ovelha defumada e cozida. Antes de ser preparado, o cérebro do animal é removido por inteiro. Estranho, né? Pois é, também achamos.

Cientistas dizem que isolamento social e fome geram o mesmo tipo de desejo

Matéria anterior

6 coisas desnecessárias com as quais gastamos muito dinheiro

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.