6 problemas que surgem no pênis com a idade

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      30/01/15 às 21h30

Ao contrário das mulheres, os homens costumam ir pouco ao médico, ao urologista então... Durante a juventude isso não representa muitos problemas, mas com a idade as coisas pioram um pouco.

Quanto mais vivemos, mais o nosso organismo se desgasta. O pênis, como qualquer outras parte do corpo, não escapa deste desgaste e acabam surgindo alguns problemas bastante incômodos. Saiba quais são eles:

1. Coloração

coloração

A aterosclerose é um problema comum do envelhecimento. A doença restringe o fluxo do sangue, afetando coração, cérebro e também o pênis. Com menos sangue na área, o órgão ganha uma cor mais clara. Se você faz check-ups regulares e está tudo em ordem, isso não deve ser motivo de preocupação. A pele mostra os sinais da idade, e isso também vale para a pele do pênis. Ela pode começar a apresentar pintas.

2. Tamanho

tamanho

O pênis encolhe um pouco com o passar do tempo por causa da redução dos fluxos de sangue e testosterona. Até os 60 ou 70 anos o homem pode ter perdido de 1 a 1,5 em comprimento. A mudança é natural, acontece lentamente e não causa danos ao homem.

3. Sensibilidade

dfgdfg

A testosterona é um hormônio que  ajuda a manter os tecidos nervosos. Quando seus níveis começam a cair, há uma consequente diminuição da sensibilidade, o que dificulta o orgasmo. Além disso, as ereções deixam de ser um pouco rígidas. Castellanos, autor do livro "O pênis: uma guia para homens" afirma: "É um caso típico de usar para não estragar". Segundo ele, uma das maneiras de preservar a saúde peniana é ter ereções diárias. Não é necessário chegar ao orgasmo, mas ereções diárias ajudam a manter as artérias em forma e levam sangue para a região.

4. Declínio da função urinária

frauda

Problemas urinários que causam incapacidade de ir ao banheiro ou de segurar a urina têm a ver com a saúde da próstata. Eles afetam cerca de 20% dos homens de 40 anos, além de 50% a 60% dos homens de 60 e de 80% a 90% dos homens de 70 e 80.

5. Disfunção erétil

impotência

Popularmente conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil acomete cerca de 5% dos homens com 40 anos e aproximadamente 15% dos homens com mais de 70 anos. Ela pode ser causada por vários fatores como doenças, remédios, maus hábitos de saúde, ansiedade, depressão, estresse e falta de confiança e intimidade entre os parceiros.

Como é uma disfunção complexa, que pode ser influenciada por vários fatores, não se resolve apenas tomando um viagra. É preciso procurar orientação médica e descobrir as raízes do problema. Hoje em dia existem clínicas masculinas especializadas na saúde do pênis.

6. Andropausa

sentado

Andropausa é a menopausa masculina. Teoricamente, trata-se de uma resposta significativa ao hipogonadismo, quando os testículos não produzem mais níveis normais de testosterona. Com a andropausa, homens podem ter sintomas semelhantes aos das mulheres na menopausa: fadiga, depressão, sudorese noturna e falta de apetite sexual.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+