7 alimentos que foram inventados totalmente por acidente

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      08/06/18 às 16h36

A alimentação é algo natural para qualquer ser humano, uma vez que não podemos sobreviver sem ela. Devido a isso, não costumamos pensar muito sobre a origem dos alimentos que consumimos, apenas nos preocupamos com o quão saudável aquilo realmente é. Quando falamos sobre a origem, não é no sentido de questionar a procedência da comida, mas sim como ela de fato surgiu.

Por exemplo, a cerveja é uma das mais antigas bebidas presentes em nosso mundo, e provavelmente, você já deve ter pelo menos  experimentado. Mas será que já chegou a se perguntar como ela foi criada? Quem teve a ideia original? Ou será que ela surgiu por acaso? Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 alimentos que foram inventados totalmente por acidente. Confere aí!

1 - Cerveja

Tudo indica que a história da cerveja começou na Suméria, por volta do século VI antes de Cristo. Segundo o que dizem os boatos, que nunca foram de fato confirmados, a bebida teria sido criada acidentalmente durante o processo de confecção de pão. Horst Dornbusch, um consultor de cerveja, alega que provavelmente, alguém estava fazendo pão ao ar livre quando começou a chover. Quando conseguiram recuperar a massa, ela havia se transformado em um líquido fermentado.

2 - Flocos de milho

Tudo aconteceu por acaso. O Dr. John Harvey Kellogg e seu irmão Will Keith Kellogg cuidavam de um sanatório no estado do Michigan, por volta da década de 1890. Eles costumavam alimentar seus pacientes exclusivamente com comidas vegetarianas. Então, acabaram esquecendo o trigo frito na panela, fazendo com que ele simplesmente se quebrasse. Decidiram experimentar o resultado daquilo e descobriram que não tinha ficado ruim. Eventualmente misturavam o milho à receita, que sofreu algumas adaptações e se transformou no café da manhã de milhões de pessoas.

3 - Biscoitos de chocolate

A criação dos cookies não foi tão acidental assim, mas ainda é interessante. Ruth Graves Wakefield fazia seus biscoitos que já eram muito conhecidos, quando acabou ficando sem o chocolate que era usado especificamente para a receita. Percebeu então que tinha algumas barras de chocolate comum. Decidiu quebrá-las em pedaços, na expectativa de que eles derretessem e colorissem o biscoito. No entanto, acabaram se transformando em "gotas" e assim, nasceram os tão amados e populares cookies.

4 - Uvas passas

Foi por volta do ano 2000 a.C que as pessoas começaram a usar as uvas passas. Inicialmente, eram encontradas quando caíam das videiras e secavam a partir da ação do sol. Pela aparência peculiar, eram muito usadas para decoração. No entanto, as pessoas perceberam que ela apresentava um sabor adocicado e agradável ao paladar, então começaram a introduzi-la na alimentação.

5 - Iogurte

Não se sabe ao certo como foi a criação do iogurte, mas acredita-se que tudo aconteceu de forma completamente acidental. É possível que em algum momento, alguém tenha deixado o leite exposto à temperatura quente por muito tempo, o que teria provocado sua fermentação... O primeiro passo para obter um iogurte cremoso.

6 - Casquinhas de sorvete

Digamos que oficialmente, as casquinhas foram produzidas pela primeira vez por Italo Marchiony e patenteadas no ano de 1903. Mas podemos dizer que Ernest A. Hamwi também merece certo crédito pela criação. Isso porque, durante uma feira, ele vendeu uma massa crocante, bem parecida com as famosas casquinhas, ao lado de um vendedor de sorvetes. Acontece que o tal vendedor acabou ficando sem louças para colocar sua sobremesa e Hamwi teve a ideia de enrolá-la com a massa que estava vendendo, usando o formato de um cone. Bem, a partir daí você já deve saber.

7 - Champanhe

A crença é de que Dom Perignon tenha o crédito pela criação do champanhe, no entanto, não há realmente como provar a informação. O responsável por supervisionar a produção de vinho era o monge beneditino, e foi desafiado a se livras das bolhas que acabava se formando em alguns vinhos. No fim das contas, não conseguiu... Mas fez exatamente o contrário, desenvolvendo uma bebida borbulhante.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+