• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

6 segredos sobre a ida do homem a lua que quase ninguém sabe

POR Eduardo Coelho    EM Mundo Afora      16/07/15 às 17h18

A ida ao espaço, gera uma série de pensamentos curiosos, e até mesmo teorias conspiratórias. Já que analisando o cenário histórico/político/cultural e social que estávamos inseridos, a Guerra Fria era mais um confronto de egocentrismo de ideologias político-econômicas do que necessariamente algo bélico.

Os astronautas dos Estados Unidos foram ou não a Lua? Bem, isso está no ramo das suposições e das teorias mirabolantes de conspiração. Vamos lidar com o tangível!

Coisas que você de fato não sabia ou nem mesmo imaginava relacionadas a ida do homem à lua. Se liga aí que temos 6 segredinhos da NASA pra vocês:

1. "OK, motores desligados"

5927_NASA

Ao contrário do que todo mundo achava, essas sim foram as primeiras palavras que compuseram a primeira frase sob a superfície lunar. Ao invés da poética e filosófica: "Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade"
Segundo estudos e relatos provenientes de entrevistas com o slooh astrônomo que estava na tripulação, chamado Bob Berman, a frase inicial na superfície lunar é de autoria dele: "Ok, motores desligados", assim que o veículo espacial encostou no solo da lua.

2. Persistente

3440329

Aldrin disse que quase não conseguiu se tornar astronauta, já que a NASA recusou seu ingresso. Apenas no ano de 1963 que ele conseguiu ser admitido como um astronauta gabaritado pela NASA.

 

3. Armstrong era um piloto formidável!

lunar

Isso foi algo que repercutiu após o projeto de explorar a superfície lunar. Anos depois os outros tripulantes do Águia disseram que Armstrong foi tão bem em sua aterrizagem que de fato nem precisaram contar com o lander amassado (estrutura metálica como se fossem pernas para a nave conter o impacto) construído pelos cientistas da NASA. O lander deveria amassar por completo com o impacto da aterrizagem, mas o piloto foi tão perfeccionista que não danificou a estrutura e eles acabaram tendo que descer de alguns metros a mais até tocar o chão, ou seja, os astronautas tiveram que pular literalmente na lua.

4. A primeira mijada na lua é minha!

17pka0tqayjb0jpg

Anos após o episódio da aterrisagem na superfície lunar, Aldrin reivindicou os direitos sobre a primeira urina expelida na lua. Já que ele guardou para si essa informação durante muito pois no momento que isso ocorreu, eles estavam em uma conferência via rádio em tempo real. Mas segundo o astrônomo, ele ao aliviar a bexiga, o coletor interno de urina de sua roupa espacial, acabou furando e o xixi molhou o solo lunar. Embaraçante se levarmos em conta que ele estava em uma coferência ao vivo via-rádio.

5. Cheirinho de lua

4254171

Aldrin e Armstrong relataram que o aroma vindo da superfície lunar é similar a pólvora e a cinzas molhadas.

6. 'Presentes' para a anfitriã Lua nada agradáveis

184626179

Dentre a lista divulgada pela NASA de coisas que a tripulação norte-americana da Apollo 11 deixou para trás destacam se: ramo de oliveira, em ouro, a bandeira norte-americana, mas também muito lixo, cabos de transmissão televisiva, urina, utensílios de coletagem de defecação. Argh!

 

Manda um salve ai pro povo da Apollo 11:
070421_moon_earth_02

 

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+