CuriosidadesMistérios e Horror

6 teorias religiosas sobre vida após a morte

0

Existe vida após a morte? O que acontece depois do “fim”? Vamos para um outro lugar além desse? São essas algumas das questões mais antigas e intrigantes que inúmeras religiões tentam responder ao redor do mundo. Algumas nos fazem pensar bastante, e até questionar nossos conceitos pré-estabelecidos.

O Ultra Curioso fez uma lista com 6 teorias religiosas de vida após a morte para te esclarecer como algumas culturas e povos pregam “o que vem depois da luz no fim do túnel”. Deixamos claro que a matéria não representa a opinião do Ultra Curioso – seja ela individual ou coletiva -, e que o objetivo da matéria é expôr e esclarecer as diferentes crenças ao redor do mundo.

Veja agora algumas dessas teorias, e permita-se pensar o que acontece antes, durante e depois do chamado “sono eterno”.

1. Espiritismo

n9d2mvxq3trexfiub541_400x400

A crença espírita crê na reencarnação após a morte. Para os espíritas, a morte nada mais é do que uma passagem, uma transição. Depois da morte física, segundo o espiritismo, há uma espécie de ‘jornada’ que o espírito deve concluir, onde o mesmo vai evoluindo em cada encarnação.

Aqueles que praticam o bem, evoluem de forma mais fluída, já os pecadores, aqueles que erraram muito na terra, recebem uma nova oportunidade de elevar o espírito através da reencarnação.

2. Islamismo

islamismo

Em muito o Islamismo se assemelha com o Cristianismo. Para os adeptos dessa religião, a existência aqui na terra nada mais é do que uma “passagem” ou uma “preparação” para a vida que se seguirá após a morte.

Se você vai para o céu ou para o inferno, segundo a crença do Islamismo, depende da decisão de Alá, que te julgará de acordo com seus atos na terra. As leis religiosas do Islamismo são extremamente rígidas, mas para eles vale a pena: de acordo com o que acreditam, ao morrerem (e tiverem sido fieis a Alá) eles seguirão para um paraíso de rios de leite e mel, onde cada homem será dono de 80 mil servos e 72 virgens.

3. Budismo

Budista-Tibetano-1

O Budismo, assim como o Espiritismo, também prega a reencarnação da alma. Entretanto, de acordo com a fé budista, o ser humano que teve uma má conduta em uma vida pode muito bem reencarnar como uma barata ou uma pulga. Já o indivíduo que praticou a bondade, pode reencarnar como um príncipe ou uma águia. O espírito pode continuar subindo ou descendo na escala dos seres vivos, sendo a mais baixa de animais e a mais alta de homens.

O ciclo de reencarnação permanece, até que o espírito se liberte do carma. Dependendo dele carma, as pessoas podem reencarnar em 6 mundos diferentes: celestial, humano, animal, guerreiro, insaciável e infernal.

4. Umbanda

Umbanda

De acordo com a Umbanda, a alma de uma pessoa pode ter sete destinos diferentes após a sua morte carnal. Os umbandistas acreditam que o universo possui sete linhas, governadas por orixás e entidades divinas. Ao falecer, a crença e que a pessoa é atraída para estes mundos espirituais, de acordo com sua vida na terra.

A Umbanda também crê na reencarnação do espírito, e na evolução do mesmo. Entretanto, os bons espíritos podem se tornar protetores, e os maus espíritos (ou espíritos atrasados) tornam-se perturbadores.

5. Cientologia

cruz

A Cientologia é uma religião bastante diferente e interessante, seguida por vários famosos tais como Tom Cruise, John Travolta e Lisa Marie Presley. Segunda a fé da Cientologia, as pessoas são seres imortais que se esqueceram de sua verdadeira natureza. Ao morrer, a alma (chamada de thetan) acordaria de um profundo sono e sairia em busca de um outro corpo. Assim que um thetan encontra uma mulher grávida, ele passa a acompanha-la e protege-la, e reencarna na criança assim que ela respira pela primeira vez após o seu nascimento.

A cientologia acredita que há 75 milhões de anos, dezenas de bilhões de planetas (todos eles com vida) se reuniam numa espécie de “confederação das galáxias”, e a terra foi a escolhida para guardar um thetan de cada um destes planetas.

6. Catolicismo

santíssima-trindade

Esta é a crença de vida após a morte mais popular no Brasil. Segundo o Catolicismo, o ser humano é um ser trino composto de corpo físico, alma e espírito. Ao morrer o corpo se desintegra, o espírito retorna ao seu lugar origem (Deus) e a alma tem três possíveis destinos: o céu, o purgatório ou o inferno.

O céu (ou o paraíso) é destinado aos que fizeram o bem na terra e seguiram os ensinamentos de Jesus Cristo. É um lugar sem sofrimento, sem dor e de vida eterna. O purgatório é um lugar “nem lá, nem cá”. Destinado às pessoas que não foram merecedoras do céu, mas não foram tão ruins a ponto de ir para o inferno. A alma ficaria no purgatório por tempo indeterminado, e precisaria de orações para sair de lá.

O inferno é o lugar mais temido. Um lugar de tormento, sofrimento, e ranger de dentes. Repleto de fogo, demônios e tortura eterna, e é o destino daquelas almas que fizeram o mal na terra.

5 órgãos do seu corpo que você pode viver sem

Artigo anterior

O que significam essas tattoos de ponto e vírgula (;) que invadiram a internet?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido