Curiosidades

7 agências espaciais que não são a NASA

0

Quando pensamos em agências espaciais, é claro que a primeira que vem à nossa cabeça é a NASA, afinal é ela que normalmente manda as pessoas para o espaço e que está presente em nossas vidas há um tempo já. Além de inspirar e ser o sonho de muitas pessoas que desejam um dia se tornarem astronautas ou fazer parte do time que ajuda a fazer tantas descobertas.

Mas com o passar do tempo, por volta de cinquenta anos, a NASA lidou com grandes cortes orçamentários. Assim, a entidade se tornou menos efetiva na pesquisa e exploração espacial. Mas, felizmente, não era só essa agência que contamos para fazer a exploração espacial. Listamos aqui algumas agências espaciais relevantes além da NASA.

1 – Centre National d’Etudes Spatiales

Em 1961, a França estabeleceu o seu programa espacial e tudo, menos o lançamento do CNES, é feito no Centro Espacial de Toulouse. O seu espaçoporto é o Centre Spatial Guyanais, localizado na Guiana Francesa. O CNES é o único programa espacial do mundo com uma agência de investigação de OVNI’s.

2 – Associação Espacial Lituana

No decorrer dos anos, vários cientistas e engenheiros lituanos trabalharam com a NASA, e o primeiro cosmonauta lituano foi Aleksey Yeliseyev Kuraitis que estava na missão Soyuz 1969. Outro famoso cosmonauta é Rimantas Stankevičius, que enquanto pilotava um caça Su-27, ingressou em um loop errado, a aeronave caiu. E ele poderia ter se salvado e deixado o avião, mas ao invés disso, ele passou os últimos minutos desviando o avião em direção à relativa segurança.

3 – Organização de Pesquisa Espacial e Sensoriamento Remoto

Geralmente, quando pensamos em espaço não pensamos em Bangladesh. Mas o país tem um programa de pesquisa espacial que participou do programa Landsat e também trabalha com agências espaciais estrangeiras para pesquisar seus próprios recursos naturais e ecossistemas locais.

4 – Agência Espacial do Sri Lanka

Em 2015, o Sri Lanka lançou um satélite de comunicações geoestacionárias do Xichang Satellite Launch Center. Essa foi a primeira incursão do país no espaço e marcou o começo de longas ambições de um programa espacial. Além de também ter uma parceria boa com a China.

5 – O Escritório Espacial Húngaro

Ele foi fundado em 1992 e faz parte do Ministério do Desenvolvimento Nacional da Hungria. A operação dele tem o Dr. Elõd Both como o diretor do HSO e, atualmente, comanda o programa. Ele responde para o Zsuzsa Németh, o Ministro do Desenvolvimento Nacional, que é assessorado pelo Conselho Científico de Pesquisas Espaciais. Eles trabalham com “caos estratégico”, que nada mais é do que satélites espiões e defesa de antimísseis.

6 – Agência Espacial Israel

Essa agência foi fundada em 1983, para organizar e implementar um programa espacial. Atualmente, ela encontrou o seu sucesso visto que tem uma capacidade muito grande para realizar lançamentos de satélites. O primeiro astronauta israelense foi Ilan Ramon, que morreu no Ônibus Espacial Columbia.

7 – TÜBİTAK Space Technologies Research Institute

O começo do Instituto de Pesquisa em Tecnologias Espaciais TÜBİTAK foi em 1985, na Turquia, sob o nome de Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Eletrônica de Ankara e este foi parte da Universidade Técnica do Oriente Médio. O instituto colocou alguns satélites no espaço.

Ele largou tudo para vender panos de chão e se tornar seu próprio chefe

Artigo anterior

7 melhores personagens secundários de Rick e Morty

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido