• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que incrivelmente 'domesticam' outros animais

POR Lucas Curado    EM Mundo Animal      02/01/18 às 15h50

A milênios atrás nós domesticamos os cães oferecendo comida, abrigo e segurança para eles. Hoje nossos parceirinhos são fiéis e já se acostumaram com nossos carinhos e chamegos. Nós não somos os únicos animais a domesticar outros animais... Na natureza existe diversas relações benéficas entre espécies, da mesma forma que a muito tempo nós usamos os ancestrais caninos para caçar e nos proteger. Outras especies fazem a mesma coisa , porém de um jeitinho menos complexo. Um exemplo isso são pequenos animais que fazem "amizade" com animais maiores para adquirem proteção.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você essas pequenas histórias de cooperação e interesses em comum. Alguns dos animais dessa lista você nunca imaginaria que estariam andando juntos  e se ajudando de alguma maneira. Sem mais delongas, vamos aos Fatos. Conheça 7 animais que incrivelmente 'domesticam' outros animais.

1 - Tarântulas gigante e pequenos sapos

De um lado temos uma enorme, sinistra e assassina tarântula gigante e do outro um indefeso, inocente e minúsculo sapo. Essa aranha gigante simplesmente come qualquer coisa que ela quiser, de pequenos mamíferos (ou anfíbios), até mesmo cobras... Como então esse sapinho foi parar embaixo das pernas dessa aranha?

Bom, se trata de um troca! Por ser um sapo muito vulnerável, ele usa essa monstruosidade de 8 patas como segurança em troca de cuidar da ninhada da aranha. Como recompensa por esse gesto generoso, a aranha não come o sapo... E se por acaso a aranha esquecer do "contrato", o sapo possui uma substância em sua pele que pode machucar a aranha e lembrá-la da boa relação dos dois.

2 - O Camarão Imperador

Assim como o pequeno sapo do tópico acima, esse camaradinha é extremamente vulnerável a predadores. A forma que esse camarão aprendeu a se defender de outros animais que o querem como refeição foi utilizar animais venenosos como "caroneiros". Seus bichinhos de estimação favoritos são vermes venenosos como a lesma do mar.

Ele sobe em cima dos outros animal e fica por ali como um cavaleiro e as vezes ainda até ajuda na higienização dos outros animais comendo parasitas que se encontram na pele de sua carona.

3 - Lapa e Vermes

A lapa é um especie de lesma em formato circular que encontrou uma forma bem interessante de se proteger de predadores. Em troca de alimento, o verme fica dentro da Lapa e serve como um cão de guarda. Quando, por exemplo uma estrela marinha atacar a Lapa, a lesma libera o verme e o mesmo ataca o predador que está ameaçando seu mestre.

4 - Coiotes e Texugos

No caso do coiote, sua presa pode entrar em um buraco e isso vai dificultar a vida do canino. Pelo lado do texugo, sua presa corre e isso vai dificultar a vida do predador. Como então lidar com essas dificuldades? Sim, trabalho de equipe!

Um Coiote solitário e um Texugo se juntam para pegar uma presa entocada. O Texugo cava e entra no buraco para forçar a presa sair, o coiote usa sua agilidade para pegar a caça do time. Uma caçada infalível.

5 - Vespas e percevejos

Para proteger seus filhotes, essa espécie de vespa utiliza percevejos. Na verdade, ela possui até uma parte de seu corpo pronta para levar os bichinhos. Ela coloca os pequenos insetos perto de suas larvas e esses vão dividir o alimento com o "recém nascido". Quando outros insetos (inclusive outras vespas) aparecem para devorar as larvas, um exército de percevejos ataca e morde o outro animal. Incrível, não é?

6 - Lagartas e Formigas carnívoras

Formigas carnívoras são extremamente agressivas e territorialistas. Se qualquer coisa entrar no seu território e for só um pouco maior que um filhote de Shih Tzu, bem provável que irá morrer. Contudo, existe um bicho dá alimento para as formigas e ganha proteção de uma colônia inteira desses raivosos insetos.

Algumas espécies de lagartas secretam uma substância adocicada que as formigas adoram! Essas espécies de lagartas são muito bem vindas no território dessas formiguinhas assassinas. As formigas se alimentam dessa substância da lagarta, e a lagarta fica tranquila e segura.

7 - Corvos e Lobos

Se você é um corvo que está comendo a carcaça de alguma animal e um carnívoro aparece para roubar sua comida você não tem muita opção a não ser fugir. Então como resolver esse problema? Bom, domestique um carnívoro maior ainda para servir de segurança. O corvo acha um lobo que está se alimentado e guia esse para uma carcaça próxima. Os dois dividem a comida e os dois saem ganhando. Simples, prático e seguro.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.




Matérias selecionadas especialmente para você

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+