Lugares e ConstruçõesMundo Afora

7 das cachoeiras mais incríveis no Brasil

0

O que você pretende fazer nas férias? Enquanto alguns estão voltando às rotinas do dia a dia, outros ainda possuem praticamente um mês inteiro para desfrutar de seus dias de folga. E como aproveitar esse tempo? Bem, muitos gostam de ficar em casa apenas aproveitando. No entanto, aqueles com espírito mais aventureiro e explorador preferem aproveitar da melhor forma possível: viajando. E olha que nem é preciso sair do Brasil para conhecer lugares incríveis…

Pode ser que bem aí, pertinho de você, exista um lugar com belezas exuberantes. Para quem é fá de boas cachoeiras principalmente. Elas estão espalhadas por todo nosso país, proporcionando viagens inesquecíveis e momentos de paz. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo algumas das cachoeiras mais incríveis do Brasil. Dá uma olhada!

1 – Cachoeira do Abade, em Pirenópolis

Pirenópolis é um pequeno município no interior de Goiás que atrai milhares de turistas todos os anos… Justamente por ser a mãe de cachoeiras realmente incríveis. Se você pretende passar um fim de semana cercado por paisagens de encher os olhos, certamente esta é a cidade certa. Entre suas diversas cachoeiras, está a do Abade, formando um conjunto de piscinas e quedas localizadas a cerca de 10 quilômetros da região central da cidade. É uma das maiores do lugar, rodeada por uma vegetação rica e esplendorosa, com piscinas naturais de águas cristalinas… Vale a pena, hein!

2 – Cachoeira do Tororó, em Brasília

Encontra-se nas proximidades de uma região urbana, sendo uma das poucas cachoeiras idílicas e isoladas a serem encontradas em locais do tipo. Para chegar até lá não é tão difícil… Uma viagem de carro até o sul da capital de nosso país, nos leva para a região administrativa de Santa Maria. A partir dali, basta pegar uma trilha com cerca de 1,6 quilômetros para chegar em Tororó.

Apenas a título de curiosidade, esta é uma palavra que tem origens indígenas, com significado de “cachoeira pequena”. A julgar por isso, já dá pra perceber que o tamanho não é seu ponto forte. No entanto, a beleza da cachoeira é realmente esplendorosa. Suas cristalinas águas caem de um enorme paredão rochoso, dando cor e emoção a tudo que fica ao seu redor.

3 – Cachoeira dos Dragões, em Pirenópolis

Sim, mais uma vez temos aqui Pirenópolis, mas não poderíamos deixar de citar esta, que é uma das cachoeiras que mais atraem turistas ao ano. Por lá, podemos encontrar nada menos do que oito cachoeiras e um majestoso templo budista. Bem, para aqueles que querem desfrutar das incríveis paisagens do local, é preciso um pouquinho mais de disposição.

É necessário viajar até o norte da cidade e caminhar por cerca de duas horas entre o cerrado. A Cachoeira dos Dragões faz parte do mosteiro Zen Eisho-ji, local regido por monges budistas que se dispõem a aconselhar os viajantes e oferecem guias para todas as cachoeiras. Cada uma delas é cercada por suas mitologias, oferecendo uma inesquecível experiência espiritual.

4 – Cachoeira Lagoa Azul, em Capitólio

Já ouviu falar no “Mar de Minas”? Trata-se de uma região paradisíaca que pode ser encontrada a sudeste do estado de Minas Gerais. Para que você tenha ideia, o local é muito mais do que se possa imaginar… Composta por praias, paisagens e cachoeiras de realmente tirar o fôlego. Uma delas é a Lagoa Azul, que ganhou tal nome por realmente ter águas tão azuis quanto os céus. Para chegar até lá é possível fazer trilhas, ou apenas pegar um barco.

5 – Poço Azul, em Riachão

Poço Azul se localiza nas proximidades da cidade de Riachão, ao nordeste do estado do Maranhão. Se você procura águas com quedas altas e paisagens verdadeiramente impressionantes, este é certamente o lugar certo. O complexo é formado por cachoeiras e piscinas naturais incríveis. É possível chegar até lá de carro, apesar de ser necessário percorrer um pequeno trecho a pé. O mais recomendado é visitar a região no período de seca, entre maio e setembro, visto que as chuvas podem modificar o aspecto exuberante do local.

6 – Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina

Se você planeja fazer uma visita ao nordeste da Bahia, com certeza não pode deixar de conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Composta por enormes quedas d’água formadas naturalmente há milhões de anos, é a casa de paisagens inesquecíveis. Indiscutivelmente, a Cachoeira do Buracão é a parte mais bonita que pode ser encontrada por lá. Recebe o nome por ser exatamente no meio de um enorme buraco, moldado por inúmeros anos de erosões.

7 – Cachoeira do Formiga, em Mateiros

Quem disse que o estado de Tocantins não possui paisagens paradisíacas? Uma de suas principais atrações turísticas pode ser encontrada no Parque Estadual do Jalapão, uma unidade de proteção à natureza. Dentre tantas dunas de areia, antigos planaltos e seus famosos fervedouros, podemos encontrar a Cachoeira do Formiga, que na verdade é pequena, mas suas águas esmeraldas fazem com que a paisagem seja verdadeiramente exuberante, cercada de vegetações que compões uma vista incrível.

E então pessoal, o que acharam? Já visitaram alguma dessas cachoeiras? Conhecem outras tão incríveis quanto, e que não foram mencionadas em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

7 animais que incrivelmente ‘domesticam’ outros animais

Matéria anterior

7 teorias das animações da DC que vão explodir sua mente

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.