• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cidades que possuem significados únicos

POR Leticia Rocha    EM Mundo Afora      01/04/19 às 17h35

Algumas cidades possuem formações diferentes. Algumas possuem significados únicos. Nem sempre esse significado está ligado à origem da cidade ou então à alguma situação sobre sua fundação. Existem casos em que o formação foi apenas uma alternativa para resolver um problema pontual, uma necessidade específica. No entanto, muitas são aquelas que possuem significado e alguns exemplos disso são únicos, você não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo.

Conheça agora algumas dessas cidades e o que elas significam e porque são como são.

1 - El Salvador

A cidade mineira de El Salvador imita o que parece ser um capacete romano. Existem duas teorias para explicar seu formato, a verdadeira e a que se saber ser um mito. Nós vamos te contar as duas. A lenda diz que o filho do chefe da empresa tinha um brinquedo favorito, um capacete romano. A criança teria perdido o brinquedo em uma visita à mina com o pai. Anos mais tarde, enquanto sobrevoava a cidade, o pai apontou pela janela e mostrou que havia encontrado o capacete perdido. Emocionante, não? Mas a verdade é que o arquiteto Raymond Olson achou que esse formato se adequou perfeitamente à topografia da região.

2 - Brasília

Você deve saber sobre o formato de Brasília, a capital do país, ter sido construída imitando a forma de uma aeronave. Também conhecido como Plano Piloto, o projeto simboliza o desenvolvimento e a libertação do país da opressão colonial.

3 - Camberra

A capital da Austrália foi projetada pelo arquiteto Walter Burley Griffin, que se inspirou no formato de rodas. O centro e as partes mais importantes da cidade seguem esse formato circular. Além disso, o planejamento também se inspirou no movimento cidade-jardim, o que adicionou várias áreas verdes à Camberra.

4 - Nicósia

Os arquitetos Giulio Savorgnano e Francesco Barbaro se inspiraram no formato de sistema bastiões de fortificações. Um novo conceito que substituía as fortificações medievais. Foi assim que a cidade de Nicosia ficou no formato de uma estrela de 11 pontas, o que também lembra o sol.

5 - La Plata

A cidade argentina foi projetada pelo arquiteto Pedro Benoit, que tentou utilizar o território da forma mais racional possível. Para isso, ele se inspirou nas formas de losângulos e é por isso que a cidade também é conhecida como Cidade das Diagonais. Isso por conta das nesta modulação.

6 - Jaipur

Outra cidade inspirada em uma forma geométrica, dessa vez, retângulos. O arquiteto Vidhiadhara Bhattacharya criou a cidade dividindo-a em nove blocos. Dois desses prédios eram exclusivos para edifícios administrativos e para o governante da cidade. Japuir também é conhecida como Cidade Rosa, por conta da coloração das pedras que foram utilizadas para a construção dos prédios.

7 - Washington

A capital dos Estados Unidos foi construída sobre influência da maçonaria. É por isso que o cruzamento de ruas e edifícios da cidade forma uma estrela de cinco pontas, também conhecida como pentagrama.

E você, conhece alguma outra cidade com significado diferente e único? Então nos conte a história aqui nos comentários. Aproveita e marca os amigos que adoram saber sobre curiosidades dos lugares ao redor do mundo. Aliás, se quiser ler mais matérias parecidas com essa, não deixe de acessar à categoria "Mundo Afora" no nosso site!

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+