7 coisas estranhas que você não sabia sobre seu corpo

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      11/06/15 às 14h31

O corpo humano é uma máquina viva que não nos cansa de surpreender e mostrar novidades. Com ele, as pessoas podem fazer milhares de coisas que nem o que você aprendeu quando estava na escola chegou a ter conhecimento. Muitas transformações acontecem em nosso corpo desde o nascimento até a idade adulta. Uma delas é o tamanho de nossos órgãos que muda, como o aumento das orelhas e nariz, com o decorrer dos anos. Sim, você verá isso na lista a seguir.

São transformações baseadas em perdas e ganhos de tecidos e órgãos espalhados no corpo humano, basicamente. Vamos falar também de algo que está literalmente na ponta da sua língua e você não sabia, sim uma informação surpreendente sobre a saliva. À medida que amadurecemos, o corpo vai se modificando e mudanças vão acontecendo sem que você perceba. Então deixando o papo furado para lá, confira aí algumas coisas estranhas que você não sabia sobre o seu corpo:

1. O ser humano possui cerca de 60 ossos a menos que um bebê recém-nascido

recem-nascidos-620-05_1427885514708988971

Apesar do tamanho pequenino, os bebês possuem mais ossos que os seres adultos. São cerca de 305 ossos quando eles nascem, enquanto que os adultos têm por volta de 245. Segundo os médicos, a partir do momento em que nascemos, os nossos ossos se constroem principalmente de cartilagem e elas produzem ossos estáveis à medida que os anos passam e envelhecemos. Esse processo recebe o nome de ossificação. O ser humano vai "perdendo" essa quantidade de ossos depois de saírem da fase de bebês porque os ossos menores vão se fundindo com outros pequenos ossinhos e assim gerando ossos maiores.

2. Os seres humanos produzem cerca de 25.000 litros de saliva durante a vida toda

saliva

Os seres humanos produzem cerca de 25.000 litros de saliva em suas vidas. Segundo estimativas, essa quantidade é o bastante para encher duas piscinas de banho. A constituição da saliva é feita de água, eletrólitos, enzimas e muco. Elas são formadas por glândulas salivares que são localizadas na face inferior, debaixo da língua e na boca.

3. Os cílios humanos são o lar de minúsculos bichinhos

15-03-11_07_cilios

Você sabia que a cada piscada que os seus olhos dão, seus cílios perturbam a vida de milhares de minúsculos microrganismos? Esses famosos ácaros se parecem com pequenas varinhas com tocos que se rastejam pela pele derramando pequenos óleos, quando estamos de repouso. Enquanto você está lendo este post, milhares de criaturinhas como esta estão alojadas ao redor dos seus olhos.

4. O suor humano não cheira

Como-eliminar-o-suor-excessivo-2-620x387

O odor do suor no corpo não é causado exatamente por ele estar no corpo. O mau cheiro causado pelo suor se dá entre a interação entre bactérias do corpo e suor que causam aquele mal cheiro nas axilas e outros lugares do seu corpo. Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Gante (Bélgica) e publicada na revistaApplied and Environmental Microbiology, roupas sintéticas criam o ambiente perfeito para que as bactérias do suor (que são bastante fedorentas) se hospedem por ali. O estudo aponta que o cheiro não é culpa do tecido que se usa quando se vai realizar uma atividade física, mas das bactérias que se hospedam nele, que pertencem à família Micrococcus. Este tipo de bactéria possui um papel secundário no suor humano porque gosta de tecidos, o que faz com que as roupas forneçam um lar perfeito para que ela se reproduza. Para ficar mais claro, nos espaços que ficam entre os fios, as bactérias ingerem os ácidos graxos presentes no suor, transformando-os em compostos que são muito mais fedorentos do que sua transpiração normal.

 

5. Quanto mais pêlos no corpo você tiver, mais esperto você pode ser

pelos-do-corpo-5-1

Essa curiosidade vai para quem possui muitos pêlos pelo corpo. Segundo estudos, as pessoas que possuem mais pêlos no corpo exibem mais inteligência. O Psiquiatra Aikarakudy Alias ??estudou esse fenômeno há 22 anos, citando que pessoas com mais pêlos no corpo ocupam empregos mais bem pagos e de maior inteligência. Quando ele classificou os alunos para os padrões acadêmicos, ele descobriu que os machos mais peludos alcançaram graus mais elevados de notas. Até mesmo os famosos testes de QI mostraram que os participantes com mais cabelos em suas costas e peitorais tiveram as pontuações mais excepcionais.

6. As orelhas e narizes dos homens nunca param de crescer

20131128133505narizcapa

Já reparou que com o passar dos anos as orelhas e narizes das pessoas parecem estar mais grandes? Pois é, o que acontece é que essas partes do corpo nunca vão parar de crescer, pois suas orelhas e narizes vão ficando cada vez maiores. O motivo está no material que compõe cada órgão, eles são feitos de cartilagem que vão se dividindo cada vez mais e o tecido conjuntivo vai ficando mais fraco, à medida que envelhecemos.

7. Todas as bactérias do seu corpo, juntas, pesam cerca de quatro libras

0,,69787318,00

O corpo humano tem um pouquinho mais de peso por conta das bactérias que aloja. Células de bactérias superam as células humanas, pois são menores e abrigam cerca de metade de nossos materiais genéticos e funcionamento do corpo. O peso bruto de todas elas chega a pesar 4 libras. Só para você ter ideia, apenas no nosso umbigo habitam cerca de 1.400 tipos diferentes delas.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+