• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas extremamente estranhas encontradas em estátuas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      24/04/19 às 19h06

As estátuas são como as fotografias. Elas preservam uma memória de um passado muitas vezes bem distante daqueles que estão a contemplar o objeto. No entanto, muito mais do que uma simples recordação, as estátuas podem guardar muito mais do que nossos olhos podem ver.

Dentro de estátuas no mundo todo já foram encontrados pergaminhos, cartas, dinheiro, entre outros itens de importância histórica. Pensando nisso, hoje listamos algumas dessas descobertas e que vocês podem não conhecer. Confira!

1 - Duas cartas

Há alguns anos, em Santa Águeda, na Espanha, foram descobertas duas cartas dentro de uma estátua de Jesus, de aproximadamente 240 anos. Os manuscritos foram encontrados na região das nádegas da imagem. As cartas foram escritas por Joaquin Minguez, clérigo da Catedral Burgo de Osma.

Nas cartas, Minguez informou que a estátua havia sido criada por Manuel Bal. Além de contar como havia sido a colheita do trigo, centeio e da aveia e sobre todo o vinho armazenado. Minguez também contou como a febre tifoide atormentou a aldeia em que ele morava. Os documentos originais foram enviados ao arcebispo de Burgos para serem arquivados.

2 - Dinheiro antigo

Em 2016, especialistas em arte da Austrália encontraram uma antiga cédula dentro da cabeça de uma estátua de madeira de um Buda de 645 anos. Pelas inscrições no papel, ela havia sido emitida em 1371. Isso foi durante o reinado de Zhu Yuanzhang, primeiro imperador da dinastia Ming. A nota foi avaliada em um guan, equivalente na época a 1 mil moedas de cobre ou 28 gramas de prata.

3 - Cocaína

Em 2010, a polícia colombiana apreendeu uma réplica da taça da Copa do Mundo feita de cocaína. O objeto seria enviado do aeroporto de Bogotá para a Espanha. Nos Estados Unidos, uma estátua de Jesus foi apreendida enquanto era transportada do México para Dallas, no Texas.

A escultura foi feita com 3 quilos de cocaína e alguns outros materiais não identificados. Cães farejadores foram os responsáveis pela descoberta do objeto.

4  - Chaves e cartas de amor

Há alguns anos, em Verona, na Itália, foi encontrado dentro de uma estátua de bronze de Julieta, personagem de Shakespeare em Romeo e Julieta, centenas de cartas de amor e algumas chaves. Os itens foram encontrados durante uma restauração para o Dia dos Namorados, em 2015.

A estátua foi esculpida em 1969, e instalada em Verona. A cidade é considerada como a cidade natal da personagem. Com o tempo, rachaduras começaram a acontecer na imagem devido as pessoas ficarem a abraçando para atrair sorte. Assim, os turistas passaram a inserir cartas de amor através dessas rachaduras, bem como as chaves.

5 - Caixa de metal

Por muitos anos, a estatua de 363 quilos de um soldado confederado, chamado Johnny Reb, ficou exposta em Orlando, na Flórida (EUA). A estátua foi considerada racista e um símbolo da supremacia branca e foi removida em 2017.

Naquela época, uma pequena caixa de metal foi descoberta escondida em sua base. Dentro dela, foram encontrados recortes de jornal, bandeiras confederadas e notas de dólar da Confederação. A estátua foi transferida para um cemitério, próximo ao túmulo de 37 soldados confederados enterrados no local.

6 - Cápsula do tempo

Durante a restauração da estátua de um leão de ouro, que ficava localizada no topo da Old State House, em Boston, nos Estados Unidos, foi descoberta uma cápsula do tempo em sua cabeça. A descoberta aconteceu depois que um descendente do escultor da estátua encontrou uma carta escrita pelo artista e que mencionava a existência da cápsula e seu conteúdo. De acordo com a carta, na cápsula, foram abrigados recortes de jornais, fotografias, entre outros itens.

7 - Pergaminhos e relíquias

Em maio de 2018, foi relatada a descoberta de 180 itens dentro de uma estátua de 700 anos de idade. A escultura ficava localizada no Templo Hokkeji, em Nara, no Japão. A estátua era a representação de Monju Bosatsu, Bodhisattva da sabedoria.

Entre os itens encontrados, estavam pergaminhos, relíquias e alguns outros artefatos não identificados. A descoberta foi feita por intermédio de um tomografia computadorizada. Portanto, o conteúdo dos pergaminhos e os demais objetos não puderam ser revelados. A estátua ainda permanece selada até os dias atuais.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+