Curiosidades

7 coisas que acontecem com seu corpo e cérebro quando você perde peso

0

Quando perde peso, você sabe para onde vai a gordura? Bom, grande parte de toda massa se transforma em dióxido de carbono, de acordo com um estudo. Estima-se que a cada 4 kg perdidos, 3,8 sejam dispersos no ar e todo o restante se transforme em suor, lágrimas, em sua urina e em outros fluidos no nosso corpo.

Mas perder peso não significa apenas diminuir a concentração de gordura em certas partes de nosso corpo, como os indesejáveis pneuzinhos nas costas e barriga. Todo o nosso corpo acaba passando por uma grande transformação, incluindo a que se passa em nosso cérebro. Pensando nisso, hoje, listamos algumas dessas mudanças e você confere logo abaixo.

1 – Sua memória melhora

Estudos mostraram que perder o excesso de gordura no corpo pode melhorar habilidades cognitivas relacionadas ao planejamento, elaboração de estratégias e organização. Quando perdemos peso, o cérebro se torna mais ativo ao armazenar novas memórias e, assim, para recuperar informações necessárias, ele precisa de menos recursos.

2 – Sua pele fica mais bonita

A perda de peso pode não somente alterar questões ligadas a sua silhueta, mas também a aparência de sua pele. Algumas pessoas, durante sua jornada por uma vida mais saudável e com a perda do peso extra, notaram que sua pele parou de descascar, o cabelo se tornou mais espesso e as unhas mais fortes.

3 – Alergias ficam mais leves

O peso extra em nosso corpo sobrecarrega o sistema respiratório e caso você sofra de alergias sazonais, isso pode agravar ainda mais o problema. A medida que perdemos os quilos extras, tais alergias podem se tornar mais leves, uma vez que você seu sistema respiratório se encontra mais leve. Em alguns casos, elas passam a aparecer menos e isso acabar te livrando de medicações e inaladores.

4 – Seus pés ficam menores

Quando perdemos alguns quilos, eles desaparecem em várias partes de nosso corpo, incluindo nos nossos pés. Dessa forma, é melhor não entrar em pânico quando seus sapatos não lhe couberem mais ou começarem a escorregar. Você também pode precisar ajustar seus anéis e joias, uma vez que seus dedos ficarão mais finos.

5 – Seu ciclo menstrual pode mudar

Seus níveis hormonais também estão ligados ao peso corporal. Assim, conforme você ganha ou perde peso, seu sistema endócrino também enfrenta mudanças. O aumento ou a queda nos níveis de hormônios, como o estrogênio e a testosterona, podem resultar em irregularidades do ciclo menstrual, como fluxo mais forte ou mais leve, encurtamento ou ciclos mais longos.

6 – Menos dores de cabeça

Embora as dores de cabeça não estejam diretamente ligadas à questões do peso, os riscos de ter uma enxaqueca aumentam em 50% em pessoas obesas. Especialistas de saúde apontam uma teoria de que as células de gordura aumentam a inflamação no corpo. Em determinadas situações, tais inflamações podem ocasionar as enxaquecas. Dessa forma, reduzir o peso corporal pode reduzir a gravidade e a quantidade de dores de cabeça.

7 – Seu apetite aumenta

Depois que emagrecemos, os níveis de leptina, hormônio liberado pelas células adiposas que enviam sinais ao cérebro de saciedade, reduzem. O organismo reage tentando trazer de volta os níveis de leptina anteriores, o que pode levar a um aumento no apetite e um forte desejo de comer alimentos calóricos e gordurosos. Mas à medida que nos acostumamos com o novo estilo de vida, tais desejos desaparecem.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Professora é homenageada e seu caixão é coberto por desenhos dos seus alunos

Matéria anterior

Visual insano do Charizard em Detetive Pikachu é revelado

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.