10 curiosidades sobre o suor que você não sabia

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      29/06/15 às 20h03

Muita gente acha ele nojento, já outras nem se importam. Tem gente que tem isso em excesso pelo corpo e já outras que quase nada. Muitos afirmam que ele tem mal cheiro, já outras que nem chegam a ter cheiro ou odor específico. Apesar de você não gostar, achar nojento ou até mesmo nem se importar, estamos falando dele, o famoso suor.

Seja por conta de alguma atividade física como trabalhar ou se exercitar na academia ou o forte calor, por exemplo, mais cedo ou mais tarde você vai suar e molhar a sua roupa. É inevitável. E hoje vamos apresentar a você curiosidades sobre o suor que vai te deixar mais informado sobre o líquido que escorre entre suas axilas, costas e outras partes do corpo.Você sabia que ele pode ser um mecanismo do nosso corpo para se comunicar com você se caso ocorra alguma irregularidade ou algo em cima disso?
Não, né! Pois é! Veja aí então curiosidades sobre o suor que sai do seu corpo e você não sabia. Veja mais:

1 - O cheirinho do suor

suor-nopatio
O famoso cheirinho do suor nunca foi muito agradável, não é mesmo? Mas você sabia que isso não é padrão em todo o ser humano e que pode variar de uma pessoa saudável de uma doente, por exemplo? Sim. De acordo com estudos de especialistas, o corpo costuma emitir compostos orgânicos que entram em processo de evaporação de acordo com o estado de seu metabolismo. Quando o seu organismo está com alguma doença ou mesmo um tipo qualquer de irregularidade, seu suor pode ser modificado por conta disso.

2 - Os pés eliminam bastante suor

p__s_min_bfcc-3784346

 

Os nossos pés suam bastante e é esse um dos motivos de sua mãe reclamar tanto que você tem chulé. As partes do corpo que te aguentam o dia inteiro possuem 250 mil glândulas sudoríparas, as famosas glândulas responsáveis pelo suor, que permitem que você elimine suor em uma média de até meio litro por dia.

3 - De onde vem o cheiro do suor?

RF5377813

O aroma de seu suor se dá devido às glândulas das axilas e sua região genital. Segundo os cientistas, mesmo que elas sejam células que produzam uma quantidade mínima desse fluído, é exatamente nessas partes do corpo que a taxa de água se concentra e elimina maiores índices de resíduos bacterianos. O cheiro vai depender do seu organismo.

4 - O suor contém o quê?

26145610878182

Em uma pesquisa popular realizada no Canadá sobre o que as pessoas acham que continham em seu suor, a resposta foi impressionante. Muitos que responderam afirmaram que já pensaram ter urina eliminada pelo corpo através das axilas ou outras partes. Mas para te esclarecer, vamos lá. O suor é composto em base por água.

Outras substâncias podem ser retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas que são a ureia, o ácido úrico e o cloreto de sódio. Sobre a eliminação pelo suor temos um dado interessante: alguns alimentos e medicamentos, como a cebola, o alho, antibióticos, toxinas e vitaminas também podem ser eliminados pelo seu suor.

5 - O suor é uma marca pessoal

suar

O suor de cada um é individual e diferente do suor de qualquer outra pessoa. Ele é uma mistura de 373 compostos que são muito voláteis e isso dá o caráter de individualidade e exclusividade para cada ser humano. O suor funciona como sua assinatura pessoal, por exemplo, ou seja, ninguém tem igual, seja em homens ou mulheres.

6 - Pessoas que usam drogas tem a cor de seu suor diferente

policia20131143

O suor também possui condições raras e quem usa drogas alucinógenas é uma delas, por exemplo. Pessoas que usam drogas suam colorido e em tons mais azulados ou laranja. Esse fenômeno recebe o nome de cromidrose. É importante lembrar que a cromidrose não acontece só em pessoas que usam drogas, indivíduos em boas condições de saúde também podem apresentar casos de cromidrose em seus suores.

7 - Suor avermelhado

personas-que-sudan-sangre

Alguns seres humanos também podem suar o próprio sangue. Essa condição de suar em tom avermelhado é chamada de hematohidrose. Ela acontece porque alguns vasos sanguíneos se misturam com as glândulas de suor e fazem com que a pessoa que apresenta esse estado elimine sangue pelas parte de seu corpo.

8 - Antibiótico natural

cuando-y-como-tomar-los-antibioticos1

As gotinhas de suor possuem uma espécie de antibiótico natural que é chamado de dermcidina. Essa substância consegue combater infecções e possui o poder de regular o crescimento de bactérias sobre a pele.

9 - Totalmente água

Sueur-absence-de

A principal função do suor é resfriar o corpo e, mesmo contendo várias substâncias quando é eliminado, o líquido descartado possui quase 99% de água.

10 - Apenas duas células cuidam do seu suor

glandulas-sudoriparas-suor-excessivo

Duas glândulas são responsáveis pelo seu suor: as écrinas e as apócrinas. As écrinas ficam em todo o seu corpo, mas principalmente na palma das mãos, planta dos pés e testa. Elas são ativas desde seu nascimento. Já as apócrinas são encontradas em todo o corpo, mas com foco maior sob os braços e na região genital. Elas se tornam ativas somente na puberdade e são responsáveis por dar ao suor um aspecto espesso e amarelado. O motivo disso é que elas são ricas em proteínas e ácidos graxos.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+