Curiosidades

7 coisas que aprendemos quando crianças e que são erradas hoje

0
Twisted Faces

Quando somos crianças aprendemos uma série de coisas consideradas verdades universais e absolutas e que, na maioria das vezes, levamos para a vida e são repassadas para nossas descendências sem ao menos questionarmos ou averiguarmos se é ou não verdade.

São histórias contadas por personalidades ou por nossos pais e que não são consideradas tão verdadeiras. Coisas simples como a expressão “a terra gira em torno do sol” e “não poder entrar na água após uma refeição” estão na lista das 7 coisas que aprendemos quando crianças e que hoje são consideradas erradas, confira abaixo.

1- A mudança de cor dos camaleões é para se camuflarem

Muitos aprenderam isso com os pais, mas na verdade a mudança de cor do animal é para se comunicar e vai depender do comportamento de humor, território, acasalamento e agressividade.

2- É possível ver a muralha da China do espaço

Por conta do tamanho muitos se tem como verdade essa afirmação, mas, segundo o astronauta da NASA,  Alan Bean, tal coisa não é possível. Isso porque “nenhum homem ou objeto visível é possível ser visto em tal escala”. No entanto, Bena afirma que com um satélite é possível ver.

3- Entrar na água depois de comer faz mal

Quem nunca foi proibido pela mãe ou a avó de banhar de piscina ou na praia após almoçar ou lanchar afirmando que isso faz mal? Na verdade isso não é verdade. Segundo a nutricionista Sara Bortoluz, de fato nossos estômagos precisam de um tempo para realizar o processo de digestão dos alimentos, mas “cabe a cada um ter consciência do quanto comeu, se exagerou ou não, e o que fará logo após as refeições. Um banho de chuveiro, por exemplo, em temperatura ambiente logo após uma refeição, não causa mal algum, uma vez que o corpo terá condições de conciliar suas funções durante a digestão”, afirma.

4- O nosso sangue é azul

É comum quando crianças nos depararmos com esse dilema ao tentarmos olhar para o nosso sangue através das veias e afirmamos que ele é azul, mas não é a cor, já que o nosso sangue quando está desoxigenado é como um vinho tinto, já quando está oxigenado é vermelho.

5- A Terra gira em torno do Sol?

Nos primeiros anos de escola aprendendo sobre a ciência e entendemos que a Terra gira em torno do Sol e repassamos isso para as demais gerações, mas a verdade é que a Terra gira em torno do centro de massa do sistema solar, esse centro é como se fosse um centro de gravidade.

6-  Um dia pode ter mais de 24 horas

Já reparou que tem dias que o tempo parece durar mais de 24 horas? Isso pode acontecer, já que de acordo com alguns astrônomos a duração de um “dia solar verdadeiro” pode chegar  24 horas e 4 minutos ao longo do ano. Isso explica tudo, não é mesmo?

7- Plutão não é mais um planeta

É isso mesmo. Descoberto há 80 anos, Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar até 2006, quando a União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas: o corpo deve ser esférico; girar em torno do sol; e ter órbita livre e sem outros objetos em seu caminho. Por causa disso Plutão perdeu seu status de planeta por ser considerado anão.

Achou essa matéria legal? Então compartilhe com seus amigos. E se você conhece mais alguma coisa que aprendeu quando criança e só depois de adulto descobriu que não é verdade? Compartilhe conosco nos comentários.

Essa é a princesa da Arábia Saudita do século 21

Matéria anterior

15 fotos que revelam a beleza do minimalismo de uma casa japonesa

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar