• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que estão acontecendo no seu corpo nesse exato momento

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/09/18 às 14h48

É frequente ouvirmos que nosso corpo é o nosso templo e isso faz o maior sentido. É ele que nos leva a lugares, é através dele que nos expressamos e fazemos nossas tarefas. Temos que cuidar bem do nosso corpo porque afinal é o único que temos.

O ser humano é uma máquina incrível e o simples desenvolvimento embrionário pode nos mostrar isso. A nossa evolução é um processo por si só surpreendente. Nós temos capacidade cognitiva maior do que qualquer outra espécie, nos possibilitando estudar nossos arredores e a nós mesmos. Nosso corpo é uma máquina que não para de funcionar e essas são algumas coisas que estão acontecendo no seu corpo nesse exato momento em que você está lendo essa matéria.

1 - Coração

O bombardeamento de sangue para o nosso corpo independe da nossa vontade. O coração faz esse trabalho através de seus nervos cardíacos que comandam os batimentos pelos impulsos elétricos fornecidos pelo nodo sinoatrial, formando assim um corpo neural próprio com cerca de 40 mil neurônios.

2 - Calorias

Muitas pessoas têm o desejo de emagrecer e fazem várias dietas para isso, mas nosso corpo mesmo queima calorias enquanto estamos de repouso. O funcionamento de todos os órgãos exige um consumo de calorias. Geralmente, homens perdem cerca de 1.800 calorias em repouso e mulheres até 1.200.

3 - Saliva

Ela é importante para umedecer os alimentos para que entrem no tubo digestivo, lubrificar as partículas a serem deglutidas, remover os detritos alimentares continuamente, combater germes invasores e digerir parcialmente os alimentos. Ela é o resultado da mistura da secreção de todas as glândulas salivares. As glândulas menores secretam muco, as parótidas secretam saliva aquosa e a maior parte dos ácinos produz saliva serosa. A formação da saliva exige um trabalho ativo das células que participam da estrutura das glândulas salivares.

4 - Sinapse

Para que nós executemos qualquer ação é necessário que um impulso seja feito. As sinapses são as regiões entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro. Elas fazem conexão entre as células vizinhas e dão continuidade à programação do impulso nervoso. Elas transmitem o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular.

5 - Sistema imune

Nosso corpo tem uma maneira bastante efetiva de se proteger contra doenças. É através dos leucócitos, que são mais conhecidos como glóbulos brancos. Eles são produzidos na medula óssea e circulam temporariamente no sangue. Bilhões de leucócitos morrem diariamente. E se agora, você tiver um vírus ou bactéria em seu corpo, os leucócitos estarão sendo atraídos para onde esse corpo estranho na tentativa de vencê-lo.

6 - Muco

Quando estamos gripados ou resfriados é que a produção de muco fica mais evidente aos nossos olhos, mas ainda assim, estamos em constante fabricação. Nosso corpo produz até 1 litro dele por dia. Essa produção serve para conter agentes infecciosos externos.

7 - Cílios

Sejam os seus grandes ou pequenos, o que está acontecendo agora é que eles estão sendo a casa para alguém. Segundo o National Geographic, pequenos aracnídeos microscópicos vivem nos cílios e se alimentam e até mesmo conseguem se reproduzir ali mesmo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+