• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que faremos hoje que não poderemos fazer no futuro

POR Toni Nascimento    EM Ciência e Tecnologia      18/01/19 às 17h37

O futuro a Deus pertence, ou pelo menos, ao homem e suas ideias. O ser humano conseguiu avançar tecnologicamente de uma forma surreal nos últimos séculos e ainda assim, ele não para de evoluir por nenhum segundo. Nós estamos mudando cada vez mais, criando e desvendando a todo momento. Mas qual será o peso de todo esse futuro que chega na velocidade da luz?

A cada dia que evoluímos mais, coisas vão ficando para trás com maior frequência. Algumas delas são naturais, como equipamentos e objetos que entram em desuso. Já outras, são essenciais a vida humana e podem ser mortas pela tecnologia e ambição humana. Então segura na minha mão e veja 7 coisas que faremos hoje que não poderemos fazer no futuro.

Antes de começar, só precisamos deixar claro que essa matéria trabalha com possibilidades hipotéticas e imaginárias, sem nenhuma base cientifica ou previsões contundentes. 

1 - Ter privacidade

No futuro, provavelmente não moveremos um músculo sem que a iniciativa privada, e/ou o governo, saibam o que estamos fazendo. Muitos falam sobre o chip que cada pessoa terá instalado no seu próprio corpo. Se por acaso não for um chip, câmeras em todos os cantos, satélites altamente tecnológicos e nossos objetos modernos nos acompanharão para todos os lados. A verdade é que não importa como, será a morte da privacidade.

Olhe para o nível em que já vivemos hoje. Nós perdemos um pouco mais da nossa privacidade a cada dia. Nas redes sociais, tudo aquilo que conversamos com os nossos amigos, colegas e conhecidos é vendido para empresas publicitárias, para que os mesmos trabalhem em marketing direcionado. O que eu quero dizer é que a exposição na internet tende a aumentar cada vez mais e as pessoas ficarem cada vez mais expostas.

2 - Dirigir

Você se assustou com o primeiro tópico? Então vamos dar uma aliviada aqui, pois o sonho de muita gente é ter um motorista particular. No futuro, nós não conseguiremos mais dirigir. Isso é porque provavelmente os carros serão automáticos. Hoje, existem várias empresas de tecnologia que já possuem testes de possantes do gênero. Só não tivemos carros voadores por aí ainda, porque tinham feito a aposta para 2019 - no século passado - e nunca saia do papel.

3 - Usar dinheiro

O dinheiro físico tende a desaparecer em certo ponto do futuro. Pare e pense em como você usa dinheiro. Vai perceber que, na maior parte do tempo, faz suas transações com cartão, de débito ou crédito. Além disso, existem várias formas de transação financeira que prometem dominar o jeito como lidamos com gastos e economia. O Bitcoin é o melhor exemplo. Então vá dando adeus às notas de cem reais, e se prepare para um futuro sem dinheiro físico.

4 - Ver a natureza

Tudo bem, vamos voltar a falar sobre coisas pesadas? Se continuarmos evoluindo da mesma forma como fazemos hoje, você irá descobrir que o mundo não vai dar conta de lidar com tudo. A tendência é que a natureza vá morrendo cada vez mais rápido. Daqui uns anos, será raro vermos animais diferentes nas matas ou até mesmo nas matas. Além disso, não preciso dizer que o clima vai mudar e as catástrofes naturais inesperadas irão aparecer com força, não é?

5 - Comer

A China hoje possui mais de um bilhão de habitantes, o que torna a alimentação do país bem variada. Eles comem de carne de vaca até insetos. Não será estranho se, em breve, o mundo ocidental começar a adotar esse tipo de alimentação. Ainda assim, manter as mais de 7 bilhões de pessoas do mundo (o que irá aumentar muito mais nos próximos anos) alimentadas, será uma tarefa das mais complicadas. A tendência é que se desenvolvam coquetéis que contenham todos os nutrientes e gorduras necessários para te manter vivo. Então, sinto dizer, mais aproveite o sabor real das coisas enquanto pode, porque daqui algum tempo, será tudo artificial ou em comprimidos.

6 - Lembrar

Já assistiu Brilho Eterno de Uma mente sem Lembranças? O filme conta a história de um casal que se separa, e um deles procura um tratamento para tirar da memória aquela fase da sua vida. Por mais ficcional que pareça, realmente existem estudos em desenvolvimento para fabricar comprimidos do esquecimento. Você quer esquecer qualquer coisa? Toma um que passa. Daqui uns anos, não teremos mais memórias e nem aprendizado.

7 - Ser preso

Muitos países passam pelo problema de superlotação nas penitenciárias hoje em dia, porém, isso poderá ser solucionado no futuro. Em um episódio da segunda temporada de Black Mirror, é possível ver um homem que passa por uma prisão mental. Ao invés de acorrentarem o corpo físico dos criminosos, por que não colocá-los em uma cela mental até estarem reabilitados?

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está surfando mentalmente nessas possibilidades, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via    
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+