Ciência e Tecnologia

7 coisas que o seu cérebro faz e você nunca pensou a respeito

0

Para muitas pessoas, o cérebro ainda é um mistério, mesmo que ele seja utilizado todos os dias. Até podemos citar aquela velha história de usar apenas uma porcentagem do cérebro ou mesmo a dúvida de alguns cientistas sobre como criamos nossa personalidade. Ainda temos muitos mistérios para resolver, mas não acredite que não existam respostas. Ele já foi muito bem estudado e faz coisas que ninguém imagina.

Coisas como nos manter aquecidos, ou mesmo lubrificar os olhos parecem coisas normais, mas tudo isso acontece por conta do nosso querido órgão. Eles sempre está se preocupando com nosso bem-estar, apesar de as vezes nos pregar peças, como por exemplo criar memórias falsas ou mesmo nos deixar confiantes em situações que não somos tão bons. A Fatos Desconhecidos separou 7 coisas que o seu cérebro faz e você nunca pensou a respeito:

1- Seu cérebro pode filtrar informações sem que você perceba

Vamos para um exemplo bem simples: tente lembrar o que você comeu no café da manhã de ontem, ou mesmo a cor da camiseta que você utilizava ontem. Você provavelmente não vai se lembrar até parar para pensar durante alguns segundos ou minutos, mas não acredite que sua mente está com defeito e que a idade esteja chegando, seu cérebro apenas seleciona o que é importante ou não para ser lembrado.

Chamamos isso de atenção ou memória seletiva, que deixa o cérebro apenas com informações necessárias para nossa sobrevivência e que milhares de informações inúteis não nos deixem loucos. O vídeo acima é bastante engraçado, já que mostra como nosso cérebro pode nos enganar. Foi pedido para um grupo de jovens contar quantas vezes a bola era passada durante o vídeo, porém, no meio do vídeo um homem fantasiado de gorila passa e quase nenhum jovem percebeu, já que eles estavam focados das passadas de bola.

2- Deixa os nossos olhos limpinhos

cérebro

Piscar os olhos pode parecer algo normal para você, mas você já imaginou como nunca esquece de fazer isso? Pois não acredite que você é uma super pessoa apenas por piscar sem perceber. Seu cérebro produz alguns reflexos automáticos que são extremamente necessários para sua sobrevivência. Caso isso não existisse, você teria que ter despertador para piscar olhos e isso não é uma coisa muito boa.

3- Nosso cérebro nos engana

cérebro

Um estudo feito com alguns jovens, mostrou que nosso cérebro nos engana quando recebemos algum feedback positivo. Aquela velha história de que quando alguém é elogiado demais, ela pode piorar, foi comprovada com esse estudo.

Foi dado aos jovens uma prova de conhecimentos gerais e essa prova tinha um nível de dificuldade normal. Eles foram parabenizados por conta dos resultados do teste, mesmo que todos não tivessem se saído tão bem. Depois foi dado outra prova do mesmo nível e por incrível que pareça, eles fizeram a prova com muito mais rapidez e acreditaram que se saíram muito melhores. O pior de tudo é que eles não melhoram os resultados e em alguns casos, eles até pioraram, já que fizeram com menos atenção e em uma maior velocidade.

4- Ele tenta não deixar a gente morrer por conta da temperatura

cérebro

Nosso cérebro sempre está preocupado com nossa vida e por isso sempre está regulando nossa temperatura. Ele pode verificar isso de várias formas, como por exemplo os receptores que existem em nossa pele ou mesmo os receptores que estão em nossa corrente sanguínea.

Quando ele percebe que está extremamente frio, ele faz com que nosso pelos se arrepiem para manter mais calor ou mesmo faz com que nosso corpo trema para aumentar o calor que nosso corpo produz. Outro exemplo é quando estamos com muito calor ou fazendo algum exercício e nosso corpo aumente de temperatura. Nosso cérebro vai fazer com que nosso corpo produza suor, para abaixar a temperatura do nosso corpo.

5- Espirros são para nosso bem

cérebro

Mais uma vez o nosso cérebro está preocupado com tudo que acontece com nosso corpo. O espirro, aquela ação que é quase incontrolável, serva para liberar coisas ruins que estão dentro do nosso corpo, ou que nosso cérebro identifique que sejam ruins. Até mesmo antes, como uma irritação causada por fumaça ou coisas do tipo, nosso nariz pode ficar irritado e produzir o espirro.

6- Nosso cérebro cria falsa memórias

cérebro

Mais uma vez o nosso cérebro parece nos enganar por conta de todas as informações que temos neles. Dessa vez o estudo é um pouco mais complexo. Foi exibido para um grupo de pessoas, vídeos que mostravam acidentes de carro. Depois disso, o grupo foi dividido em dois grupos e foram feitas perguntas sobre o vídeo exibido.

Para um grupo, foi usado a palavra “bater” no meio das perguntas e para o outro grupo a palavra usada foi “esmagar”, para se referir as batidas de carro. O grupo da palavra “bater” acreditou que os carros não estavam tão rápidos. Já as pessoas do grupo “esmagar” acreditaram que carros estavam com uma velocidade muito alta.

Depois de algumas semanas, os grupos foram chamados novamente e foi perguntado para cada um se existia algum vidro quebrado nos vídeos. O grupo da palavra “esmagar” disse que sim e outro grupo disse que não. Não existia nenhum vidro quebrado, mas como a palavra “esmagar” cria na mente das pessoas que o acidente foi bem sério, eles criaram falsas memórias na sua cabeça sobre vídeo quebrado.

7- Risada incontrolável

cérebro

Se está rindo em algum momento ou lugar que não deveria, pode começar a culpar o seu cérebro por isso. Diferentes áreas do cérebro fazem com que uma coisa ou um momento sejam engraçado ou não, isso vai variar de pessoa para pessoa. Mas o problema não está aí, e sim quando esses impulsos são mandados para uma parte específica do cérebro que faz com que os músculos faciais se movimentem formando a tão gostosa risada. Em alguns casos ela pode ser incontrolável.

E aí, o que achou dessas coisas que o cérebro faz e você não sabia? Comenta aí.

8 dicas que vão fazer qualquer pessoa se apaixonar por você

Matéria anterior

Veja como seu cérebro pode ser enganado por essa ilusão de ótica

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.