Ser canhoto não é lá uma tarefa muito fácil. Nosso mundo é feito praticamente para pessoas destras, pelo simples fato dos número de canhoto ser bem mais baixo, representando apenas 10 por cento de toda a população mundial. Por isso, atividades simples como: cortar em linha reta com uma tesoura pode ser um desafio. Além disso, ser canhoto também pode ter outros efeitos sutis sobre a saúde física e mental.

“A mão dominante parece ser determinada muito no início do desenvolvimento fetal, quando um monte de outras coisas sobre o futuro está sendo determinado também”, explica Ronald Yeo, professor de psicologia na Universidade do Texas, em Austin (EUA). Os cientistas ainda não sabem ao certo o motivo de algumas pessoas nascerem canhotas, mas sabem que os genes são os responsáveis por essa característica.

Bom, pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores: 7 coisa que canhotos fazem melhor. Confira:

1 – Esportes

Como a maioria dos atletas em competições estão acostumados a enfrentar outros competidores destros, não estão preparados a lidar com quem usa o lado esquerdo do corpo. Esse simples fato pode fazer uma diferença enorme e acabar surpreendendo o competidor com golpes, lances e chutes de ondes eles menos esperam, dando assim uma boa vantagem para os canhotos. Ser canhoto tem lá suas vantagens se você quer se tornar um atleta.

2 - Tomar decisões

Publicidade
continue a leitura

O canhoto tem uma chance maior de ser um gênio ou de possuir um QI alto. Pesquisadores e estudiosos ainda não descobriram o motivo para isso ocorrer, mas especula-se que aconteça porque a pessoa canhota é obrigada a usar os dois lados do cérebro com mais frequência do que uma pessoa destra, fazendo com que processe mais facilmente uma grande quantidade de informações, resultando em tomadas de decisões mais rápidas e mais precisas.

3 – Se recuperar

Quando uma pessoa canhota é vítima de derrame cerebral pode ter uma recuperação muita mais rápida do que uma vítima destra. Estudiosos acreditam que isso ocorra pelo fato do canhoto aprender a usar sua mão não dominante, por causa desse estímulo seria mais fácil se recuperar de um acidente vascular cerebral - que prejudica uma parte do cérebro.

4 - São mais criativos

Publicidade
continue a leitura

Angelina Jollie, Lady Gaga e Jennifer Lawrence, sabe o que todas essas celebridades tem em comum? Além de serem extremamente ricas, lindas e talentosas, elas são canhotas. Algumas pesquisas mostram que canhotos são melhores no pensamento conceitual, tem facilidade em resolver problemas, os tornando mais qualificados para profissões que exijam de criatividade, como arte e música.

5 – Liderança

Como os canhotos representa uma pequena parte da população mundial, aprenderam a ser flexíveis e se adaptar a diversas situações. Por esse motivo estudiosos acreditam que canhotos desenvolvem uma habilidade natural de pensar fora da caixa. Isso os tornam principais candidatos para altos cargos e posições de liderança. Como exemplo disso, cinco dos últimos sete presidentes americanos eram canhotos: Gerald Ford, Ronald Reagan, George H. W. Bush, Bill Clinton e Barack Obama.

6 – São multitarefa

Publicidade
continue a leitura

Os canhotos estão em grande vantagem aos demais, quando se trata do poder de usar ambos os lados do cérebro para realizar tarefas. Em um estudo realizado em 2006, estudiosos puderam comprovar que pessoas canhotas processam informações nos dois lados do cérebro mais rápido do que os destros. Por esse motivo, eles são mais rápidos nas tarefas, se tornando mais eficientes, melhores atletas e até melhores jogadores de videogames.

7 - São melhores em matemática

Canhotos

Para algumas pessoas a matemática pode ser um monstros de nove cabeças. Com as característica que vimos em tópicos anteriores, não é nada incomum canhotos serem bons em matemática. Pesquisadores avaliaram o desempenho de 2.300 alunos. Canhotos conseguiram resultados muitos melhores quando apresentaram tarefas complexas de resolução de problemas matemáticos. Isso ocorre por estimularem mais o cérebro.

E aí,o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Publicado em: 26/09/17 17h36