• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que provam que a infância do anos 80 era "vida louca"

POR Mateus Graff    EM Entretenimento      01/11/16 às 16h54

Vocês imaginam as crianças de hoje em dia indo nem um boteco comprar cigarros? Ou simplesmente as crianças viajando na carroceria da camionete? Bom, para quem não sabe, os anos 80 eram bem loucos mesmo, eram permitidas coisas que vocês ficariam horrorizados nos dias de hoje. Falando no passado, já leu nossa matéria com as 7 coisas que você podia comprar com 10 reais nos anos 90?

Bom, provavelmente muitos de vocês nasceram depois dos anos 80 e consequentemente não sabem que coisas assim existiram, e pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos, separamos algumas coisas da década de 1980 que vocês vão ter certeza que essa foi uma década "vida louca", confiram:

1 - Cinto de segurança não era usado

2

Antigamente amigos, ninguém costumava usar cinto de segurança, nem quando estavam andando na cidade e muito menos viajando. Para vocês terem uma noção, o cinto de segurança só se tornou obrigatório em 1997 e entrou em vigor apenas em 1998.

2 - Viajar no porta malas

1

Muitos pais retiravam a tampa do porta-mala para que as crianças viajassem lá, o famoso "chiqueirinho". Além disso, não era proibido andar na carroceria de camionetes, e por isso muitos carros desse tipo tinham capota atrás para que pessoas pudessem viajar na parte traseira do carro.

3 - Crianças podiam comprar cigarros

1

Antigamente, crianças podiam frequentar bares normalmente, e ainda podiam comprar cigarros a pedido dos pais ou de outros adultos. Desde 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe vender cigarros e qualquer produto que possa causar dependência física ou psíquica.

4 - Propagandas para crianças

1

Hoje em dia, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) proíbe qualquer apelo imperativo voltado para crianças, mas nos anos 80, coisas como "Compre Batom" ou "Não esqueça a minha Caloi".

5 - Cigarros de chocolate

1

Cigarrinhos de chocolate, esse aí da foto acima, era comercializados normalmente por uma empresa chamada Pan com a fotografia de uma criança, hoje em dia com certeza isso seria vetado pelo Conar.

6 - Biotônico Fontoura

2

Nessa década, era normal as crianças mais seletivas tomarem fortificantes para estimular o apetite e crescimento, mas qual criança de hoje conhece um produto desses? Nos anos 80, o famoso Biotônico Fontoura era um verdadeiro sucesso, e sua fórmula original tinha 19,5% de etanol (álcool etílico), mas em 2001, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o etanol na composição desses produtos.

7 - "Me faz um carinho"

1

E para finalizar as loucuras dos anos 80, era permitido ter uma capa de CD desse tipo, com Gilberto Barros colocando a mão da criança em seu peito. "Me Faz um Carinho" foi gravado em 1988.

E aí amigos, concordam que a década de 1980 era "vida louca"? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+