Ciência e Tecnologia

7 coisas que, provavelmente, você não sabe sobre o infinito

0

Você saberia nos dizer o que é infinito sem afirmar que é algo que não acaba? Na verdade a discussão do conceito de infinito se limitava ao campo filosófico e muitos matemáticos não viam muita utilidade nele. Com o tempo isso foi mudando, e com a abertura desse conceito dentro da matemática e da física, várias teorias foram surgindo e certos conflitos também. O infinito não é um número, mas ao mesmo tempo é aplicável. O conceito do infinito vem sendo debatido a séculos e já gerou muitas dores de cabeças e discussões fervorosas. Dessas discussões várias analogias, conclusões e dúvidas foram resultadas.

Hoje a Fatos Desconhecidos vai trazer para você um pouquinho mais desse “trava-cabeça” que é o conceito de Infinito. Buscamos algumas curiosidades para tentar ilustrar esse conceito complexo e singular. Afinal de contas o que é isso? Descubra 7 coisas que, provavelmente, você não sabe sobre o infinito.

1 – O simbolo do infinito

Aquele famoso simbolo do infinito que muitas pessoas usam como pingentes e tatuagens tem um significado… Não é simplesmente estético. Em 1655 um matemático e clérigo inglês chamado John Wallis introduziu o símbolo.

O nome dado por ele vem do latim “Fita”, enquanto infinito quer dizer sem limites. Para fazer o famoso símbolo, esse matemático pode ter se baseado no número romano 1000. Segundo os romanos esse número servia para ilustrar algo inumerável.

2 – Teorema do macaco infinito

Para pensar no infinito algumas pessoas usam o teorema do macaco. Basicamente, se você der uma máquina de escrever para um macaco imortal para que ele escreva infinitamente, em um dado momento da tarefa ele irá escrever Hamlet de Shakespeare, ou até mesmo a saga de Harry Potter. Como isso acontece? Tempo infinito, infinitas possibilidades.

3 – O infinito e a física

Os físicos não usam o “infinito” para cálculos de fenômenos concretos, somente para cálculos teóricos. Em outras palavras, com exceção (em teoria) de um buraco negro, nenhum objeto possui massa, energia ou espaço infinito. Colocando de outra forma, se um objeto tem gravidade infinita… Então ao medir sua força gravitacional, independente da fórmula, sempre resultará em infinito. Contudo, “infinito” ainda é usado em cálculos teóricos.

4 – Infinito não é NaN

NaN (Não é um número) é a forma encontrada para responder cálculos impossíveis. Por exemplo, na escola muitas vezes aprendemos que se dividirmos um número por zero teremos um resultado infinito. Para maquinas não existe essa possibilidade, o resultado é simplesmente NaN.

5 – Infinitos diferentes

Se somarmos infinito mais infinito teremos duas vezes infinto, logo isso é maior que infinito.Também podemos ilustrar isso com o seguinte número ∞ + 1 > ∞. Bem, ainda sim se trata de infinito, mas infinitos maiores que outros infinitos… Mesmo sendo infinito.

6 – Finitismo

Finitismo é uma filosofia matemática concebida por Leopold Kronecker. Ele rejeitou o conceito de infinito, consequentemente essa filosofia construtivista surgiu. Um objeto matemático não existe se não puder ser construído a partir de números naturais.

7 – Aquiles e a tartaruga

https://www.youtube.com/watch?v=0NOHEY2ZJCg

O filósofo Zeno de Elea contou a história de uma corrida entre Aquiles (herói grego) contra uma tartaruga. Esse é o primeiro problema sobre o infinito que se conhece. Por Aquiles ser mais rápido, a tartaruga ganha uma vantagem em distância. Quando Aquiles parte do ponto A, a tartaruga está no ponto B, quando Aquiles está no ponto B, o animal está no ponto C, e assim por diante até a linha de chegada. Segundo Zeno, Aquiles perderia a corrida por ter que atravessar um número infinito de trechos finitos em um intervalo de tempo finito… ou seja, algo impossível.

E aí, o que achou da matéria? Deixei seu comentário e até a próxima.

7 fatos aleatórios sobre o Triângulo das Bermudas que você nunca imaginou

Matéria anterior

7 recém-casados que mataram seus cônjuges na lua de mel

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos