Curiosidades

7 coisas que só acontecem com nosso corpo após os 30 anos

0

Temos poucas certezas na vida. Uma delas é de que um dia todos nós partiremos e, outra capaz de dar um choque de realidade é de que o tempo não para. A cada segundo que passa, ficamos mais velhos e mais perto da morte. Parece realmente cruel, não é mesmo? Para alguns, sim. Para outros, é a chance de adquirir experiência e escrever a história de sua própria vida da melhor forma possível. Muitos usam seu tempo para realizar viagens e realizar sonhos. Mas, acredite, envelhecer não é tão ruim assim. Existem algumas coisas, por exemplo, que só acontecem com nosso corpo após os 30 anos e isso pode te fazer almejar pela idade.

Completar 30 anos parece algum ruim quando olhamos apenas por um lado. Essa idade é realmente um marco na vida de qualquer pessoa. Após completar os famosos 30 anos, o nosso corpo passa por diversas transformações, e muitas nós sequer nos atentamos. Os nossos cérebros ficam menos e nossas unhas demoram um pouco mais pra crescer, por exemplo. A segurança aumenta e passamos a nos sentir mais livres também.

Pensando um pouco mais sobre o assunto, decidimos então trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas coisas que só acontecem com o nosso corpo quando completamos 30 anos. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Coisas que só acontecem com a gente quando completamos 30 anos

1 – Você sua menos

O suor incomoda muitas pessoas que odeiam suar. As mulheres começam a suar de forma diferente com a idade. Isso porque as glândulas sudoríparas, principalmente as que ficam nas axilas, diminuem com a idade. Como resultado disso, elas produzem menos transpiração.

2 – Se resfria com menos frequência

Ficar resfriado é algo que todos nós odiamos. Felizmente, conforme vamos envelhecendo, ficamos menos resfriados. Isso porque durante a infância e juventude, passamos muito por isso, logo a nossa resposta imunológica se torna cada vez mais eficaz.

3 – O cérebro fica menor

Conforme os anos passam, o nosso cérebro encolhe. Perdemos cerca de 50.000 neurônios por dia após os 30 anos, mas o nosso cérebro sabe como se adaptar a isso. O volume do mesmo diminui com a idade a uma taxa de 5% por década após os 40 anos e isso afeta diretamente na memória.

4 – Você tem menos massa muscular

Outra coisa que diminui com a idade é a massa muscular, que diminui 3-8% por década após 30 anos. Essa taxa aumenta ainda mais após os 60 anos.

5 – O paladar enfraquece

Com a idade, o seu paladar pode diminuir e é comum ter menos interesse em comer por esse motivo. A maioria das pessoas perde algumas de suas papilas gustativas, principalmente após os 60 anos.

6 – As unhas demoram mais a crescer

Diversas pesquisas apontam que, quando jovens, nossas unhas crescem rapidamente. O Dr. William Bean que notou isso. Segundo ele, a unha esquerda crescia uma taxa de 0,123 mm por dia. Depois dos 67 anos, isso diminuiu para 0,095 mm por dia. Isso pode acontecer por causa da circulação sanguínea mais lenta.

7 – Os dentes ficam menos sensíveis e mais fortes

Nossos dentes também sofrem alterações com a idade. Eles ficam mais fortes e isso acontece porque a dentina, que é o tecido interno duro, fica mais dura com a idade. Isso ainda diminui a sensibilidade.

E aí, o que você achou dessa matéria?

Gunthers, a dinastia de cães mais rica do mundo

Matéria anterior

Carta da era renascentista selada por séculos é virtualmente desdobrada e lida pela primeira vez

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.