• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre o estado de coma

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      21/03/19 às 16h39

Aqui, na Fatos, nós estamos sempre falando sobre o quanto nosso cérebro é um órgão incrível. Mas, na mesma medida em que é incrível, é também misterioso. O estado de coma, por exemplo, é quando o órgão entra em um período de inatividade, e ficamos inconscientes. Com certeza, você já deve ter ouvido falar de alguém que entrou em coma e nunca mais voltou, mas também já deve ter escutado histórias estranhas, como a de pessoas que voltam falando outra língua, por exemplo.

Os cientistas não sabem exatamente o que acontece em nosso cérebro enquanto se está em estado de coma. Mas é claro que pesquisas e estudos são realizados nesse âmbito para desvendar esse que é um dos muitos mistérios desse órgão tão importante para nossa vida. Descubra um pouco mais sobre o que os cientistas já sabem sobre esse estado clínico.

1 - Inconsciência ou coma?

Para que um paciente seja considerado em estado de coma, tem de estar inconsciente por mais de 6 horas. Menos que isso, o paciente é considerado apenas como inconsciente,  e neste caso, é muito mais fácil que fazer com ele retorne nesse estágio.

2 - Escala de coma Glasgow

A escala de coma Glasgow é usada para medir o quão profundo é o coma, o quanto o paciente está inconsciente. Para avaliar isso, os médicos analisam as reações motoras do paciente, assim como as funções de fala e toda a forma como ele reage a estímulos externos.

3 - Existe comunicação?

Muitos estudos são realizados com o intuito de estabelecer uma comunicação com os pacientes. Os médicos já usaram algumas ferramentas, como a tomografia, por exemplo para saber se o paciente estava ou não os escutando e se era capaz de responder. Em um dos casos, após 10 anos em coma, os parentes notaram que o homem estava diferente, os médicos então decidiram fazer um teste. Pediram para que ele se imaginasse andando por seu apartamento, e então perceberam que, nesse instante, as áreas do córtex pré-motor se movimentavam. É essa área que ajuda a imaginar, e ela foi ativada. E esse é apenas um dos testes já realizados. Cerca de 30 a 40% das pessoas em coma estão parcialmente conscientes apesar de não ser possível notarmos isso claramente.

4 - Existe um período máximo para estar em coma?

O prazo de 12 meses é o de maior probabilidade para que as pessoas retomem sua consciência. Fora desse período, as chances de que a pessoa volte do coma é quase inexistente. Não é impossível, mas são poucos os casos em que isso acontece depois de decorrido um ano.

5 - Como induzido?

Há situações em que os médicos induzem o paciente ao coma, isso acontece em casos extremos. É uma tentativa médica de reduzir as dores do paciente durante determinado procedimento e também para que o paciente se recupere melhor, com menos esforço.

6 - Pupilas dilatadas

Se uma pessoa está com as duas pupilas igualmente dilatadas, isso pode ser um sinal de que ela está entrando em coma. Isso tem a ver com a resposta a estímulos externos que falamos lá em cima. A resposta das pupilas à exposição à luz pode ajudar a identificar se alguém está entrando nesse estado.

7 - O coma mais longo

Elaine Esposito foi a pessoa que passou mais tempo em coma. Quando tinha apenas 6 anos de idade, a criança entrou em coma. Tudo isso aconteceu durante uma cirurgia e assim permaneceu por 37 anos e 111 dias. O estado de coma mais longo que já existiu.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+