Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre o rabo do seu cachorro

0

Dizem que essa parte do corpo do seu cachorro é a que mais diz sobre seus sentimentos. Sim, estamos falando do seu rabo! Ele balança, pode apontar, se dobrar, entra as pernas, e bater no chão. Além disso, na hora da brincadeira, pode até acertar a própria cara, ou na do seu melhor amigo. De fato, o rabo de um cachorro pode nos dizer muito sobre a personalidade e o humor do seu cão. Inclusive, coisas que você não sabia sobre o rabo do seu cachorro e que podem ser muito importantes, para o seu relacionamento com ele.

Pensando nisso, resolvemos listar 7 coisas que você não sabia, sobre o rabo do seu cachorro. Já que, assim como nós, o corpo do seu animalzinho também “fala”.

1 – Funciona como uma ferramenta de comunicação

O HAPPY DOG Faceb 600x300, Fatos Desconhecidos

Saiba que felicidade não é a única emoção que o rabo de cachorro pode transmitir. Enquanto essa é a mais conhecida, ele também pode comunicar sentimentos, como curiosidade e agitação. Em casos de um rabo entre as pernas, pode indicar timidez ou submissão. Além disso, um rabo espetado para cima pode ser sinal de confiança ou ainda, indício de agressão.

2 – Seu cão não abana o rabo sozinho

BullyButt 600x366, Fatos Desconhecidos

Sendo sua principal finalidade, que é a comunicação com os outros, quando os cães estão sozinhos, seus rabos não são tão necessários.

3 – O rabo é uma extensão da coluna

Cauda 600x400, Fatos Desconhecidos

Essa aqui, vai servir como uma rápida aula de anatomia. Portanto, rabos são compostos de vértebras, bem como a espinha dorsal. Assim, o rabo de um cachorro possui de 5 a 20 vértebras. E essas vértebras maiores ficam na base, enquanto as menores ficam na ponta do rabo. Bem como as vértebras nas costas, os ossos da cauda são separados por discos moles, que fornecem um amortecimento e flexibilidade.

4 – Diferentes formas para diferentes rabos

5f23a090 4728 4777 9942 A4cf615aa490 526x500, Fatos Desconhecidos

Conforme a raça do cachorro, seu rabo também muda. Com isso, existem rabos longos, curtos ou mesmo cortados. No entanto, desde 2008, é proibido realizar a caudectomia (cirurgia para corte da cauda), em casos que não sejam extremos. Além do cão também ter dificuldades, para a entrada em outros países.

5 – Doença do “rabo feliz”

Cachorro Rabo E1576159335705 600x491, Fatos Desconhecidos

Por mais que o cãozinho possa parecer feliz, há uma lesão, que acontece quando o rabo é abanado demais. Assim, a lesão do “rabo feliz” é mais comum em raças com caudas magras e listas, como a dos pit bulls. Além disso, em casos assim, o cão acaba por chocar o rabo contra a parede ou mobília, o fazendo sangrar.

6 – Ajuda na locomoção

Dogs Playing 600x337, Fatos Desconhecidos

Você já chegou a ver um cachorro, dar um volta rápida, enquanto corre?  Pois bem, para alguns cães, o rabo funciona com um contrapeso, que o ajuda a tornar suas voltas mais precisas. Inclusive, o rabo também pode funcionar como um leme na água, enquanto os cães nadam.

7 – Cães podem se mover sem o rabo

20180209 8bc5f3641e21cb391adc451486738a0c 600x450, Fatos Desconhecidos

Existem ainda os cães que não possuem rabo. Seja porque nasceram sem eles, ou ainda, porque tiveram a cauda amputada por razões médicas. No entanto, esses cachorros continuam dando conta do recado. E não ter uma cauda, significa que ele vai conseguir se comunicar de outras maneiras. E claro, sem um rabo, sempre dá para rebolar o traseiro.

Cãozinho encontra o seu ‘‘gêmeo’’ na rua e convence a mamãe a adotá-lo

Matéria anterior

Trailer final de The Witcher revela personagem querido dos jogos

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos