• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 delírios psicológicos estranhos que felizmente são raros

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      04/06/18 às 18h53

O delírio é uma crença falsa em algo que não é um fato. Delírios indicam distúrbios psicológicos, como por exemplo a esquizofrenia. Eles são perigosos do ponto de vista médico, pois um paciente pode cometer suicídio, homicídio ou outros crimes sob a influência dos delírios. Bom, mas quais delírios psicológicos você conhece? Hoje vamos apresentar alguns para vocês.

Como citamos, alguns delírios podem ser realmente perigosos, ainda mais quando as pessoas tem pensamentos malucos. Imaginem não reconhecer o rosto dos seus familiares ou sentir os sentimentos das outras pessoas? São esses e outros delírios psicológicos que vamos mostrar para vocês nessa matéria, confiram:

1 - Delírios de Capgras

A Delírios de Capgras, ou delírios de Capgras, é uma rara doença na qual a pessoa acredita que os indivíduos a sua volta, como familiares e amigos, foram substituídos por sósias. Essa doença é classificada em uma categoria de crenças ilusórias, levando em conta erros na identificação das pessoas, lugares e até objetos.

Ninguém sabe realmente o que causa o delírio de Capgras, mas é frequentemente associado ao abuso de metanfetaminas, esquizofrenia e doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. De acordo com um diário psiquiátrico japonês, essa condição pode até ter relação com a existência de mundos paralelos.

2 - Síndrome de Cotard

Você conhece alguém que está convencido de que morreu? Talvez essa pessoa sofra de síndrome de Cotard. Essa condição faz com que a pessoa acreditem que está morto ou mesmo que seus órgãos não funcionem mais. Com diferentes graus de gravidade, essa doença pode aparecer de formas mais brandas (onde os indivíduos demonstram sentimento de desprezo) ou mais severas, onde o paciente nega sua própria existência.

3 - Sinestesia Espelho-Toque (sentir o que outras pessoas estão sentindo)

Em um programa dos EUA, uma mulher (que pediu para ficar no anonimato) diz que quando vê pessoas sendo abraçadas, ela sente como se estivesse recebendo o abraço. Mas isso não fica apenas nas coisas boas, pois as pessoas com essa síndrome também sentem quando veem outras pessoas machucadas, assim como veem pessoas comendo.

Essa condição faz com que a pessoa 'sinta' fisicamente o que os outros ao seu redor estão sentindo. Estranho, não? Bom, essa mulher nasceu com a condição, mas existem casos de outras pessoas que adquiriram a condição depois de sofrerem acidente vascular cerebral ou terem um membro amputado.

4 - Paramnésia reduplicativa

A paramnésia reduplicativa é a crença de que um local foi duplicado, existindo simultaneamente em dois lugares ou que foi movido para outra região. Um exemplo? Imaginem uma pessoa que não acredita que está na escola que estuda, mas sim em outra escola localizada em outro lugar do país.

O nome paramnésia reduplicativa foi usado pela 1º vez em 1903 quando o neurologista tcheco Arnold Pick descreveu a condição em que se encontrava uma paciente. Esta paciente insistia que havia sido transferida para outra clínica idêntica à dele. Para explicar as discrepâncias, ela afirmava que Pick e sua equipe trabalhavam nos dois locais.

5 - Síndrome de Ekbom

A Síndrome de Ekbom é caracterizada pela crença de que o corpo está infectado por parasitas, germes ou outros agentes biológicos. Você já sentiu isso? Bom, essa condição foi descrita pela primeira vez ainda em 1930 por Karl Axel Ekbom, e isso explica o nome da doença. Em alguns casos as pessoas também podem sentir que estão com os corpos cobertos de insetos, como formigas, por exemplo.

As pessoas com essa condição tem o costume de procurar dermatologistas ou infectologistas para tratarem a sua suposta infeção. A síndrome é mais comum em indivíduos do sexo feminino, de idade mais avançada (acima de 40 anos) e que não interagem com a sociedade.

6 - Inserção de pensamentos

Parece loucura, mas é apenas uma síndrome. Essa doença faz com que a pessoa pense que pensamentos foram inseridos em sua cabeça. Em alguns casos é relativamente comum que o pensamento seja considerado externo ou advindo de uma outra pessoa. Por exemplo, a pessoa pode acreditar que o governo está observando a população e que os nossos pensamentos são "transmitidos" para eles, muitos dizem, através de "implantes de microchip".

Algumas pessoas levam isso tão a sério que até pedem para médicos amputarem partes do corpo, achando que em tal parte está a tecnologia que controla seus pensamentos.

7 - Prosopagnosia

Prosopagnosia é uma condição neurológica onde a parte do cérebro que nos ajuda a reconhecer o rosto de uma pessoa não se desenvolva. Isso faz com que uma pessoa não reconheça parceiros, familiares, amigos e até a imagem dele mesmo. A prosopagnosia desenvolvida é rara, mas uma em cada 50 pessoas pode ter a versão congênita da desordem. Agora imaginem vocês passarem a vida inteira se reconhecer o rosto da sua mãe, pai e dos seus melhores amigos.

E aí, caro leitor, já conhecida todas essas condições raras? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+