• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 'erros' do nosso corpo que nos causam diversos problemas

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      20/04/18 às 13h07

Talvez você não saiba, mas cientificamente o corpo humano é considerado uma "máquina" incrível. Ele é replete de sistemas, vasos e órgãos com funções vitais para seu funcionamento. Todos os dias novas pesquisas surgem, sempre mais inovadores e detalhadas, que nos dão a oportunidade de conhecer melhor nosso corpo e entende-lo melhor.

Foi um processo de evolução bastante demorado para chegarmos ao que temos hoje. Mas existem alguns "erros" que alguns cientistas afirmam que viveríamos bem sem eles. E foi pensando nisso que nós da Fato Desconhecidos trouxemos 7 "erros" do nosso corpo que nos causam diversos problemas. Confira:

1 - Não podemos respirar e engolir ao mesmo tempo

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas o ar e a comida passam pelo mesmo caminho. O esôfago e a traqueia se cruzam. Para evitar que a comida entre no lugar errado, existe um órgão chamado epiglote que fecha a traqueia quando você engole. O fato é que algumas vezes essa ação não é rápida o suficiente e podem causam engasgamentos.

2 - Nosso estômago está desprotegido

Todo o nosso corpo, incluindo rosto e mãos suportam pressão. No entanto, nosso abdômen, onde são encontrados vários órgãos é coberto apenas com uma fina camada muscular. Por isso é tão fácil machucar órgãos nessa região.

3 - A medula espinhal não deveria ser reta

Uma grande pressão sobre a medula espinhal faz com que ela se curve e exerça pressão sobre muitos órgãos internos. Isso pode causar fadiga e fortes dores nas costas. Mesmo que você seja uma pessoa que pratique exercícios a medula espinha acabará se desgastando. Para manter o corpo e  a cabeça ereta, a medula não deveria ser reta, mas sim ter a forma de um S.

4 - Nossas pernas são muito complexas

Ao todo existem 26 ossos em uma perna humana. Nosso antepassados precisavam de tais condições pois escalavam árvores. Mas o tempo passou e hoje não seria necessários tantos, já que muitas partes ficam imóveis e tendões quase nunca são usados. Isso pode levar a problemas sérios, como torções e fraturas.

5 - Nossa regeneração é ruim

Há muito tempo, acreditavam-se apenas que crianças poderiam regenerar a perda da primeira falange. Mas provou-se que adultos também podem fazer isso. No entanto, não podemos cultivar um órgão inteiro ou outro membro por causa da complexidade do nosso corpo.

6 - Afinal, para quê precisamos de um apêndice?

Muitos estudiosos se questionam o motivos dos seres humanos terem um apêndice. Cerca de 5 a 10 % da pessoas tem apendicite, o que requer cirurgia imediata. Darwin acreditava que o apêndice era um herança de nossos antepassados, que o usavam para a ajuda de digestão de certos alimentos.

7 - Existem erros na divisão celular

corpo

Bryan Sykes, um professor, acredita que o cromossomo Y, que determina o sexo masculino, irá desaparecer em 125 mil anos. O cromossomo Y não podem se curar. "Em cada nova geração, 1% dos homens terá uma mutação que diminuirá sua fertilidade em 10%", diz o cientista.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Brightside     BBC  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+