• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

9 fatos sobre Brasília que incrivelmente são reais

POR Natália Pereira    EM História      20/04/18 às 11h21

A cidade de Brasília foi construída especialmente para se tornar o centro econômico de nosso país. Ela foi fundada em 21 de abril de 1960 e os principais envolvidos em seu projeto foram nada menos que Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro, Lúcio Costa e Juscelino Kubitschek. E, apesar de estar sendo alvo de rebeliões e criticas algum tempo, a belíssima cidade tem muito mais pontos interessantes do que a maioria se quer sabe.

Apesar de ser a capital de nosso país, a verdade é que a maioria dos brasileiros não conhece realmente essa cidade. Muitos nunca chegaram a visitá-la e, para se sincera, grande parte daqueles que a visitam não desfrutam de tudo que ela tem a oferecer. O que, considerando a sua importância, é um erro que deveríamos corrigir. Brasília está prestes a completar 58 anos e, em sua homenagem, decidimos criar uma listas reunindo coisas realmente incríveis desta cidade que a maioria nem imaginara.

1 - Até 2012 existia um projeto de transito chamado 'Onda Verde' que todos gostariam de ter em suas cidades

O projeto 'Onda Verde' permitia que fosse possível atravessar a W3 inteira pegando todos os sinais abertos. Isso obedecendo algumas regras, é claro. Para que fosse possível fazer isso, a pessoa precisaria estar na velocidade limite de 60 Km/h e o transito deveria estar livre. Mas, ainda que pareça incrível, ele acabou deixando de existir em 2012 por prejudicar as vias arteriais.

2 - Brasília foi considerada, em 2016, a 106º cidade com melhor qualidade de vida em todo o mundo

O ranking reunia as 230 melhores cidades para se viver de todo o mundo e a colocação de Brasília na lista tem o seu mérito. Muitos famosos internacionais como Demi Lovato e Nick Jonas tem desfrutado de nosso país e existe um motivo para isso, não é mesmo?

3 - Os residentes da cidade não elegem um prefeito

Apesar de ser algo extremamente interessante, poucos sabem sobre esse fato. Os moradores de Brasília não votam em um prefeito. Eles elegem apenas deputados, senadores, governadores e presidentes.

4 - Mesmo no inverno, a temperatura local não costuma ser abaixo de 20º durante o dia

A cidade pode ser um bom lugar para quem gosta de um tempo mais quente. A temperatura durante o dia não costuma ser menor que 20º, apesar de cair durante a noite - podendo chegar até 30º ou mais.

5 - Cerca de 52,4% das pessoas empregadas na cidade estão no setor privado

A maior parte da população que está empregada ocupa o setor privado - totalizando 52,4%. Enquanto o setor público carrega apenas 22,3% deles.

6 - Possui um dos maiores parques urbanos do mundo

O parque urbano da cidade de Brasília , com 420 hectares, é considerado um dos maiores do mundo. Superando até mesmo o Central Park de Nova York, com 320 hectares.

7 - Brasília seria desenhada no formato de uma borboleta, de acordo com Lúcio Costa

Durante uma entrevista à Rádio Nacional AMJarbas Marques, o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural afirmou que Lúcio Costa considerava que o projeto de Brasília era feito no formato de uma borboleta e não de um avião. Apesar de ter se popularizado como um avião, muitos acreditam que essa não tenha sido a ideia inicial.

8 - A bandeira do Brasil hasteada na praça dos três poderes é a maior do mundo

A bandeira que se encontra na praça dos três poderes é, na verdade, maior do que grande parte dos apartamentos do plano piloto. Ela tem 286m² e é, de acordo com o Guiness Book, a maior bandeira hasteada do mundo.

9 - Metade da população de Brasília vem de outros estados

A cidade é composta em grande parte por pessoas de outros estados, totalizando cerca de 50% do seu total. Além disso, 25% de todos eles são nordestinos.

Como você pode ver, existe muito mais a respeito dessa cidade do que a maioria conhece. A capital do nosso país não poderia ser mais interessante, basta procurarmos mais a respeito. O que acharam? Sabem mais algo interessante sobre Brasília?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+