Diamantes encontrados em asteroide podem ter vindo de um planeta perdido no espaço

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      20/04/18 às 13h08

Um asteroide invadiu a atmosfera da Terra em 7 de outubro de 2008 ao norte do Sudão, mais precisamente sobre o deserto da Núbia. Essa rocha espacial, segundo os cientistas, seria parte de um protoplaneta perdido do início do nosso sistema solar.

O orbe teria existido há bilhões de anos, antes de se desintegrar em uma colisão e seria tão grande quanto Mercúrio ou Marte.

O asteroide

A explosão do asteroide TC3 ocorreu a uma altura de 37 quilômetros da superfície e de acordo com o estudo publicado pela Escola Politécnica Federal da Cidade de Lausanne (EPFL), na Suíça, ele trouxe alguns diamantes. Os especialistas argumentam que a pressão necessária para produzir diamantes do tipo encontrado nos pedaços do asteroide só poderia ocorrer em um planeta de grande dimensão.

"Essas condições só podem ser alcançadas em um grande corpo planetário", disseram os especialistas. Ao todo, foram coletados cerca de 50 pedaços, de tamanhos que variam entre um a dez centímetros. Eles usaram três tipos de microscópios para caracterizar o mineral e a cobertura química da rocha.

O asteroide pode servir como evidência para uma teoria de que os atuais planetas do sistema solar foram forjados a partir dos restos de dezenas de grandes protoplanetas ou planetas embrionários.

Para Farhang Nabiei, pesquisador da EPFL, "Esses fragmentos constituem a primeira evidência contundente da existência de um planeta tão grande que pertenceu a uma primeira geração e que desapareceu."

"Corpos do tamanho de Marte eram comuns e eles se uniam para formar planetas maiores ou colidiam com o Sol ou eram ejetados do sistema solar."

Os pesquisadores acreditam que esse asteroide tenha se formado no sistema solar em seus primeiros 10 milhões de anos. Os meteoritos derivados da explosão do asteroide quando entrou na atmosfera terrestre foram catalogados na categoria de rochas espaciais chamadas de ureilitas. Eles seriam todos partes integrantes do mesmo protoplaneta.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Via   BBC  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+