• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 eventos feitos pelo homem que mudaram o mundo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      18/02/19 às 16h10

Um grande número de pessoas quer deixar um legado para trás quando partir dessa vida e a maioria acha que não conseguirá, mas a verdade é que todos nós deixamos uma marca para trás mesmo que pequena. Especialmente porque a humanidade, como um todo, deixou sua marca em nosso planeta, seja ela acidental ou proposital.

Mexer com ecossistemas, relevo, coisas da geografia em geral é uma das coisas que o homem já fez na Terra. Algumas dessas atividades foram e são feitas com as intenções erradas e totalmente desnecessárias, como a construção de um muro para deixar os vizinhos longe do seu gramado. Mas existem as que foram feitas com boas intenções e seja qual for a motivação, elas mudaram o mundo. Listamos aqui alguns exemplos.

1 - Louisiana skinhole

Em 1980, em New Iberia, em Louisiana, existia um lago de água doce. O Lago Peigneur tinha 11 metros de profundidade com espécies nativas e uma mina de sal no fundo da água. As pessoas suspeitaram que tinha mais sal lá embaixo e os trabalhadores montaram uma plataforma de petróleo e começaram a procurar ouro embaixo do lago.

Depois de terem perfurado cerca de 365 metros de profundidade, os trabalhadores escutaram alguns estouros e o equipamento começou a ser engolido pelo lago. Em pouco tempo, o lago que antes era pacífico ficou com um grande redemoinho. A água entrou dentro do túnel da mina e o sal se dissolveu, fazendo o lago sumir. Ao final, ele tinha drenado 3 bilhões e meio de água e criado uma cachoeira de 45 metros.

2 - Solo vermelho

Antigamente, os navios iam do oceano até o rio Betsiboka em Madagascar, mas hoje em dia, eles têm que atracar na costa porque a foz do rio está entupida com sedimentos. A extração de madeira das florestas e dos mangues por mais de um século fez com que a paisagem ficasse sem vida. E sem nada para impedir, as fortes chuvas lavam a terra. O solo é vermelho e leva a terra para as montanhas, riachos, rios e para o oceano. A vista do espaço parece que a terra está sangrando.

3 - Estradas na Escócia

Com o fim da era do gelo, há 11 mil anos, a antiga Floresta da Caledônia cobria as estradas com pinheiros, carvalhos, amieiros, vidoeiros, aveleiras e azevinhos. A destruição dela começou antes da Idade do Bronze, quando as pessoas se mudaram e começaram a cultivar. E com o passar dos anos, as árvores, que antes eram abundantes, sumiram. Além disso, quando os vikings chegaram, eles queimaram o restante por causa de suas necessidades agrícolas.

4 - Desmatamento da Amazônia

Nos últimos 40 anos, mais de 20% da cobertura florestal total por causa do desenvolvimento, mineração e extração de madeira. Essa destruição é bastante prejudicial, já que ela absorve 600 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano. E a água, que é liberada na atmosfera e nos rios e oceanos, é crucial para regular o clima e não apenas no Brasil mas sim no mundo todo.

5 - Drenar o pântano

O Mar de Aral era o quarto maior lago do mundo cobrindo cerca de 41 mil quilômetros na fronteira do Cazaquistão com o Uzbequistão, e agora é apenas um nome. Na década de 1960, os soviéticos redirecionaram o rio para levar água para os projetos agrícolas. O Mar de Aral começou a encolher em 1990, e em 2003, o nível da água já estava 21 metros mais baixo. A morte do mar foi um dos maiores desastres ecológicos no mundo.

6 - Mina de cobre

A Bingham Canyon Mine era a maior mina de todos os tempos. Desde 1906, ela produziu mais de 19 milhões de toneladas de cobre, que no pico de produção representava 25% da produção total de cobre dos EUA. No dia 10 de abril de 2013, aconteceu nela o maior deslizamento de terra causado pelo homem já registrado. Uma das paredes da mina deslizou 160 milhões de toneladas de rocha em uma velocidade entre 110 e 160 quilômetros por hora.

7 - Canyon artificial

Em Minnesota, existia muito ferro perto da superfície, então as pessoas começaram a cavar para extraí-lo. Essa extração começou em 1893, e está acontecendo até os dias de hoje. No período das guerras, o local era responsável por um quarto de todo o minério de ferro desenterrado nos EUA. Foram produzidas mais de 690 milhões de toneladas de minério de ferro. Ela é a maior minha a céu aberto e uma cidade inteira teve que ser deslocada quando se tornou um obstáculo para a mineração. Depois de mais de um século de mineração, o canyon que foi deixado para trás, tem uma largura de cerca de 5 mil metros.

Próxima Matéria
Via   Insh  
Imagens Wikimedia
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+