• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos interessantes sobre a Era do Gelo

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      01/03/18 às 15h21

Mais ou menos 60 milhões de anos atrás, a temperatura da Terra teve uma grande queda. Como consequência disso, durante o verão, não houve calor suficiente para derreter a camada de gelo que começou a se expandir. Foi durante o período do Terciário Superior da Era Cenozoica que aconteceu a última grande glaciação do nosso planeta. As Eras do Gelo geralmente duram alguns milhões de anos.

Ainda não se sabe o motivo claro que levam o planeta a ter temperaturas tão baixar que causa a Era Glacial. Mas cientistas tem alguns fatores importantes que talvez nos dê uma ideia do porque isso acontece. Entre eles temos a movimentação das placas tectônicas, composição da atmosfera e as variação de atividade do Sol e dos vulcões.

Acredita-se que houveram mais de 11 delas até hoje, e com um intervalo regular de tempo. Ainda assim, há muito mais para descobrir sobre elas. Foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 fatos interessantes sobre a Era do Gelo. Confira:

1 - Animais Gigantes

Acredita-se que na última Era do Gelo os mamíferos já habitavam a Terra. Os animais que conseguiram prosperar eram geralmente grandes e cobertos de pelos. Estudiosos chamam esses animais de "Megafauna", animais que conseguiram sobreviver ao clima frio porque já tinham evoluído em lugares congelados. Os herbívoros estavam acostumados a encontrar comida em ambiente congelado, tendo vários tipos de adaptação com o passar do tempo. Os carnívoros, como tigres dente de sabre, ursos de focinho curto e lobos gigantes também se viraram. Apesar de suas presas serem capazes de lutar contra eles.

2 - Pequenas idades de gelo

De vez em quando, as mini-eras de gelo surgem, em grande escala. Elas não são tão fortes e devastadoras, mas ainda podem causar grandes desastres e efeitos colaterais. Uma das mais recente foi por volta do século 12 e 14, e foi no seu pior entre 1500 e 1850. Por centenas de anos, o Hemisfério Norte foi submetido a tempo extremamente frio.

3 - Uma era do gelo quente

Acredite, algumas eras glaciais podem realmente ter sido quentes. Mesmo que o chão estivesse coberto por grandes quantidades de gelo, o clima não era agradável. Algumas vezes os eventos que levam a Era do Gelo são tão graves que, mesmo que o ambiente esteja cheio de gases de efeito estufa, o gelo começa a se formar porque, após a poluição ficar grossa o suficiente, ela pode refletir os raios do sol de volta ao espaço.

4 - Poluição humana poderia evitar a próxima Era do Gelo

As emissões de dióxido de carbono causadas por seres humanos são um dos principais fatores que agravaram o aquecimento global. De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, as emissões humanas de CO2 podem ser capaz de evitar a próxima era glacial.

5 - Himalaia

Alguns estudiosos acreditam que o Himalaia pode ter sido o responsável por causar uma era do gelo. Quando as massas da Índia e da Ásia colidiram a 40 e 50 milhões de anos atrás, tal impacto triturou grandes quantidades de pedra na cordilheira do Himalaia. A grande quantidade de gelo começou a corroer quimicamente, um processo que removeu grandes quantidades de dióxidos de carbono da atmosfera ao longo do tempo. Isso, por sua vez, pode ter permitido que o clima do planeta esfriasse o suficiente para desencadear uma era glacial.

6 - Bola de neve

A chamada "Terra bola de neve" é o período no qual, cada parte da superfície do planeta é congelada, até que o planeta seja apenas uma enorme bola de gelo. A vida só pode sobreviver a esse congelamento total nas zonas raras em que há relativamente pouco gelo ou, no caso das plantas, nos poucos lugares onde há luz solar suficiente para permitir a fotossíntese.

7 - Jardim do Éden

Era do Gelo

Alguns estudiosos estão mesmo convencidos de que o Jardim do Éden realmente existiu. E eles acreditam que ele ficava na África. Um pouco menos de 200 mil anos atrás, uma pequena "era glacial" estava acabando com várias espécies do planeta. Acredita-se que uma pequena área da África do Sul estava livre do gelo e totalmente habitável. Seu solo era rico em nutrientes e muitas cavernas poderiam ser abrigos para vários tipos de animais.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Listverse     Suapesquisa     Estudopratico  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+