• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 experimentos que parecem bruxaria

POR Bruno Dias    EM Experiências      29/08/18 às 17h09

A alquimia era a química da Idade Média, e desde essa época são feitas tentativas para se descobrir remédios contra as doenças físicas. Seja a panaceia universal, a pedra filosofal e outras coisas. O homem sempre buscou conhecimento para resolver suas questões, mas também sempre teve um pé ali na crença de que tudo poderia se resolver com um pouquinho de mágica.

Alguns dos alquimistas eram considerados bruxos por causa de seus experimentos com revelações que, para a época, eram totalmente improváveis, mas que hoje são super comuns. Mas não pense que esse pensamento e confusão da química com a bruxaria seja coisa do passado. Ainda hoje, existem experimentos que nos deixam boquiabertos e pensando que aquilo ali só pode ser bruxaria. Nessa lista estão alguns deles.

1 - Revestimento hidrofóbico

O problema de sujar alguma coisa quando se derrama um líquido nela está com os dias contados. O revestimento Ultra Ever Dry repele completamente água e líquidos à base de óleo. A tecnologia hidrofóbica é usada para criar uma camada invisível nas superfícies que impede os líquidos de penetrá-las.

2 - Cristalização de bismuto

O bismuto é um metal conhecido por produzir cristais muito bonitos. Ele é um metal que se derrete rápido, aos 271,5º C, e para conseguir seus cristais basta aquecê-lo e deixar o material resfriar lentamente. As cores do seu cristal ficam mais bonitas se o metal ainda quente for exposto ao ar.

3 - O preto dos pretos

O quão preto um objeto é, determina-se por quanto ele consegue absorver de luz. Cientificamente, preto não é uma cor, mas sim a falta dela. O material mais preto conhecido pelos homens é o Vantablack 2.0. Ele consegue absorver quase toda luz que lhe é apresentada.

4 - Hexafluoreto de enxofre

Olhando assim, a olho nu, parece que o homem está segurando apenas uma caixa vazia, mas não. Ela está cheia de hexafluoreto de enxofre. Esse gás incolor, inodoro e insípido é cinco vezes mais pesado que o ar. Por causa dessa densidade é que ele se comporta como se fosse um líquido, podendo ser armazenado como tal. Ele apaga as velas porque empurra o oxigênio para longe delas.

5 - Luz de grafite

O carbono é um elemento químico que pode existir em várias formas. O grafite é uma delas, e uma bem especial. Ele é especial porque é um não metal que conduz eletricidade. Os eléctrons que passam por ele produzem muita fricção e geram uma energia que emite esse brilho.

6 - Poliacrilato de sódio

Esse poliacrilato é um polímero super absorvente que é conhecido como gel super absorvente ou floc gel. Ele é usado em fraldas descartáveis e consegue absorver até 800 vezes seu peso em água.

7 - Peróxido de hidrogênio e sangue

A maioria das águas oxigenadas são uma solução do peróxido de hidrogênio e água, e normalmente contém 3% da substância. Essa quantidade é pouca porque quando o peróxido de hidrogênio entra em contato com a catalase, uma enzima encontrada nas células do nosso sangue, ele se transforma em oxigênio e água.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+