Curiosidades

7 fatos assustadores sobre o transtorno de personalidade múltipla

0

O transtorno dissociativo de identidade, ou como é mais conhecido, transtorno de múltiplas personalidades é a condição mental em que uma pessoa demonstra característica de duas ou mais personalidades ou identidades. Cada uma dessas tem a sua maneira de perceber e interagir com o meio em que está. Essas personalidades se alteram e tomam total controle do comportamento do indivíduo. As pessoas que sofrem com isso enfrentam perda de memória associadas às personalidades, é uma amnésia dissociativa aguda. Muitos acreditam que esse transtorno tem alguma relação com a esquizofrenia, mas não há nenhuma associação. Houve na história da vida humana pessoas que abrigavam em seus corpos mais de 50 personalidade diferentes.

E foi pensando sobre o assunto que nós resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns fatos assustadores sobre o transtorno de múltiplas personalidades. Se você conhece alguém que sofre disso ou já estudou sobre o assunto, comenta pra gente aí embaixo algum fato curioso que não listamos. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 – Primeiro caso

O primeiro caso desse transtorno foi estudado pelo francês Pierre Janet. A paciente era uma francesa de 45 anos e aconteceu em 1883. Ela possuía três personalidades distintas. A primeira delas não estava ciente da existência das outras, mas a segunda e terceira sabiam da primeira e não se importavam.

2 – Alvos

O transtorno de múltiplas personalidades pode afetar pessoas de qualquer nacionalidade, idade e etnia. No entanto, ele é mais comum em crianças americanas.

3 – Experiência

Quase todas as pessoas já experimentaram o que chamamos de “dissociação leve”. Essa acontece quando sonhamos acordados, nos perdendo por um momento em nossas próprias mentes. É quando nos imaginamos em outra situação, sendo outra pessoa que já conhecemos a imagem.

4 – Causa

O transtorno geralmente é causado por trauma ou abuso que aconteceram antes dos nove anos de idade. 97% das pessoas relatam alguma ocorrêncoa que inclui negligência, abuso emocional, físico ou sexual. É, de certo modo, resultado de crianças inocentes vivendo com monstros debaixo da pele.

5 – Sexo

Se tratando dos sexos, há algumas diferenças entre homens e mulheres. As mulheres frequentemente apresentam sintomas mais agudos e não são violentas, além de terem amnésia mais facilmente. Os homens tendem a apresentar um comportamento mais violento e não negam as histórias.

6 – Cura

Não existe uma cura ou medicação para esse tipo de desordem de identidade dissociativa. No entanto, terapias são úteis ao longo do tempo.

7 – Problemas de confiança

As pessoas que sofrem com o transtorno geralmente apresentam dificuldades em confiar nos outros. Isso se dá porque na maioria das vezes, a pessoa desenvolve o mal por causa de abusos e isso faz com que ela perca a confiança.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

6 signos mais difíceis de conquistar

Matéria anterior

7 coisas que você precisa saber sobre o muro que Trump quer construir entre os EUA e o México

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar