• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos curiosos que a ciência já sabe sobre o BACON

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      19/01/15 às 14h12

Puro, no pão, sobre a pizza, no macarrão, com queijo e até mesmo na salada. Parece que não são apenas os gulosos de plantão que amam bacon. A paixão por essa iguaria para lá de calórica, gordurosa e saborosa ultrapassa também a barreira da ciência, ao ponto de fazer com que alguns pesquisadores se dediquem ao seu estudo aprofundado.

Duvida? Então confira, na lista abaixo, a prova do amor declarado dos cientistas pelo bacon com alguns fatos e detalhes a respeito desse pedacinho de carne (de porco) que já foram desvendados pelos estudiosos nos últimos anos:

1. Sangramentos

9

Pesquisadores de Stanford descobriram que o bacon é um santo remédio na hora de parar sangramentos no nariz. Isso porque a alta concentração de sal do bacon proporciona um inchaço positivo na região e, em consequência, o fluxo de sangue ali diminui, agilizando na coagulação do sangue.

2. Gravidez

2

Cientistas de Missouri dizem que uma mulher que pretende ficar grávida e dar à luz um filho homem, precisa comer bastante bacon. Isso porque esse e outros alimentos calóricos, ingeridos logo no começo da gravidez, aumentam as chances de que os bebê seja menino. Ou seja: dietas gordurosas estimulam nas grávidas alterações genéticas nesse sentido.

3. Cheiro

3

Na Espanha, mais exatamente na Universidade de Estremadura, o que foi estudado foi o magnífico cheiro do bacon quando frito. Segundo os pesquisadores, frente a outros pedaços de carne de porco, o bacon apresenta a maior concentração de piridinas e pirazinas, dois compostos de nitrogênio responsáveis pelo odor apetitoso da iguaria na chapa... e claro, por aumentar sua vontade de comê-la.

4. Bicheira

5

Sabe quando larvas de mosca-varejeira se instalam na pele e dão origem àquelas asquerosas "bicheiras"? Pois é, o bacon pode ajudar a causar esses males. De acordo com um estudo da Universidade de Massachussets, se você aplicar o pedaço de carne, por até 3 horas, sobre a pela afetada, as larvas vão sair do seu corpo e passar para o bacon.

5. Câncer

4

Essa é para deixar os amantes de bacon infelizes para sempre! Segundo cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, quem come até duas fatias de bacon por dia pode ter 19% mais chances de desenvolver câncer no pâncreas do que os que não comem o alimento... pelo menos não na mesma regularidade. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisar os dados de mais de 6 mil pessoas, participantes de 11 estudos diferentes.

6. Sarna

6

Um estudo feito pela Universidade do México mostrou que o bacon - na escassez de remédios adequados - pode ajudar a tratar a sarna. A conclusão foi possível depois de observar as 51 crianças que participaram da pesquisa. Segundo os cientistas, todas elas tinham sarna e foram dividas assim: 26 foram tratadas com um creme medicinal adequado e as outras 25, com  bacon. O resultado final mostrou que 100% das que receberam o remédio se curaram, mas 88% das que foram tratadas com bacon também ficaram livres da sarna.

7. Extinção

7

O bacon está correndo risco de entrar em extinção. Pelo menos é isso que afirma a Associação Nacional de Porcos da Grã-Bretanha. Uma nota divulgada por seus responsáveis, em 2012, alertava que as secas nos Estados Unidos estava encarecendo os alimentados dados aos suínos (uma forma bonitinha de falar sobre porcos), especialmente o milho e a soja. A consequência disso é que o bacon pare de ser produzido, assim como a criação de porcos suma das atividades inglesas, nos próximos anos.

Continue lendo sobre o assunto. Não deixe de clicar nas seguintes matérias: Nova camisinha com sabor, cor e cheiro de bacon chega ao mercado e 10 Ingredientes que você NUNCA deveria comer novamente.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+