História

7 fatos inesperados sobre as primeiras-damas mais importantes da História

0

Apesar de ainda haver muito preconceito com as mulheres, as primeiras-damas ao longo da História se provaram muitas vezes bastante fortes e muito a frente de seu tempo. Elas desafiaram padrões impostos e utilizaram sua posição de destaque para influenciar as pessoas, seja política ou socialmente. Tudo sempre em busca de melhorias para seus países e até mesmo para mundo.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre as 8 mulheres com os maiores QIs do mundo e as 7 coisas surreais que mulheres fizeram disfarçadas de homem. Hoje, listamos alguns fatos sobre as primeiras-damas mais importantes da história e que vão te deixar impressionado. Confira!

1 – Damas da Casa Branca

Três primeiras-damas estadunidenses morreram enquanto ainda viviam na Casa Branca, residência oficial e principal local de trabalho dos presidentes dos Estados Unidos. Letitia Tyler, que faleceu em 1842 vítima de um derrame, Caroline Harrison que morreu devido a uma tuberculose em 1892 e Ellen Wilson, em 1914, que sofria da Doença de Bright.

2 – As coisas mudaram na Índia

Após as eleições de 2007, quando Pratibha Patil se tornou a primeira presidente mulher da Índia, seu marido Devisingh Ransingh Shekhawat foi nomeado como primeiro-cavalheiro da Índia.

3 – As causas e as milhas aéreas

Laura Bush, enquanto ainda era primeira-dama dos EUA, durante o segundo mandato de George Bush, viajou cerca de 67 países em quatro anos. As viagens de Laura eram motivadas por um programa de conscientização sobre o vírus do HIV/AIDS. Dentre estas viagens, cinco delas foram para o continente africano.

4 – Quebrando paradigmas

Na Ucrânia, o termo primeira-dama era basicamente simbólico, não conferindo nenhuma atividade ativa na política, no governo ou na sociedade. Porém, Marina Poroshenko, atual primeira-dama ucraniana, desafiou os padrões impostos se tornando efetivamente a primeira delas a se envolver ativamente em causas como educação e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

5 – Pulso firme!

Quando a ex-primeira-dama da Índia, Janaki Venkataraman, pediu para removerem o único quadro em que aparecia no documentário sobre seu marido, o ex-presidente indiano Ramaswamy Venkataraman, muitas pessoas não compreenderam sua decisão. Quando questionada, Janaki argumentou que preferia ser “notada na ausência do que ignorada como uma presença insignificante”.

6 – Nem todas as primeiras-damas são esposas

Quando o atual presidente da Bolívia, Evo Morales, assumiu seu cargo ele não era casado. Sua irmã mais velha, Esther Morales Ayma, foi então “eleita” para o papel de primeira-dama. Ayma, inclusive teria criado Morales, após o falecimento de sua mãe.

7 – Tudo em família

Quando Sila María Calderón se tornou governadora de Porto Rico, EUA, ela nomeou suas duas filhas, Sila Mari e María Helena, como suas primeiras-damas.

Bônus:

Devido à sua candidatura nas eleições de 2016, Hilary Clinton se tornou a primeira e única, até o momento, ex-primeira-dama a concorrer às eleições presidenciais nos EUA.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 sinais que seu perfeccionismo pode ser doença

Matéria anterior

Arte incrível mostra como Ruby Rose pode ficar como a Batwoman

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos