• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos nojentos sobre a "Síndrome de Pica"

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      26/12/16 às 18h23

A síndrome de pica, também conhecida como picacismo ou alotriofagia, é uma doença onde a pessoa come coisas que não são nada nutritivas. Bom, você deve estar se perguntando porque diabos essa doença tem esse nome tão estranho, certo? Mas o nome dessa síndrome não tem nada haver com o que você está pensando, na verdade, o nome "pica" veio em homenagem a uma espécie de pássaro que tem hábitos alimentares estranhos, se alimentado de qualquer coisa que encontre pela frente. Falando em síndrome, leia também a nossa matéria sobre a síndrome que deixou o ator fofo de Stranger Things "banguela".

Vocês já viram pessoas se alimentando de pedras, sabão, terra, giz, palito de dente ou esmalte? Pois é, as pessoas que sofrem dessa síndrome comem tudo o que aparece pela frente, inclusive algumas coisas um tanto nojentas. E como consequência, o consumo de coisas não comestíveis pode causar sérios problemas a saúde, que variam de acordo com a substância que está sendo ingerida.

Tendo em mente que várias pessoas não tem ideia do que seja a tal "Síndrome de Pica", nós resolvemos criar essa matéria com alguns fatos nojentos sobre a doença, que temos certeza que todos os nossos leitores sentirão um "revertério" no estômago quando lerem. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com os 7 fatos sobre a "Síndrome de Pica":

1 - Como identificar uma pessoa com "Síndrome de Pica"?

2

A alotriofagia só pode ser realmente confirmada se o indivíduo tiver o comportamento pelo menos uma vez no mês, e que tal comportamento seja mentalmente inapropriado (comer coisas estranhas).

2 - Comer Terra

1

Vocês já comeram terra quando eram criança? Pois é, se você faz isso até hoje com frequência, provavelmente você tem "Síndrome de Pica" e não sabe. Crianças e adultos que fazem isso pode estar ligados à carência de nutrientes.

3 - Coprofagia, o consumo de fezes

1

Um dos sintomas da Síndrome é a coprofagia, talvez o sintoma mais nojento dessa doença. Para quem não sabe, coprofagia é o consumo de fezes, mas isso não quer dizer que toda criança que já fez isso na vida sofre dessa condição.

4 - Comer objetos pontiagudos

1gazeta6

A acufagia configura o consumo de objetos pontiagudos. Frequentemente este distúrbio acarreta intervenções cirúrgicas a fim de desobstruir o intestino.

5 - Cabelos

2

Se as pessoas tem nojo quando acham um fio de cabelo no prato de comida, saibam que essa condição faz algumas pessoas comerem cabelos. Pessoas ansiosas arrancam seus próprios cabelos, e tal hábito se chama tricotilomania, e quando a pessoa come o cabelo, pode ser considerado trocotilomania.

6 - Comem de tudo mesmo

1

Como citamos na introdução da matéria, as pessoas que sofrem com essa condição comem de tudo, tudo mesmo. Tinta, madeira, carvão, tecidos, cigarro, vômito, tudo isso pode ser consumido por uma pessoa que sofre de "Síndrome de Pica".

7 - É preciso analisar bem cada caso

2

É preciso investigar se a pessoa está com carência nutricional, como anemia profunda, ou se pode ser um problema psicológico. O melhor é procurar um especialista para que ele possa diagnosticar o problema.

E aí amigos, já conheciam todos esses fatos nojentos sobre a "Síndrome de Pica"? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+