Ciência e TecnologiaCuriosidadesEntretenimento

Entenda a síndrome que deixou o ator fofo de Stranger Things “banguela”

0

Displasia Cleidocraniana é o nome da síndrome que o ator mirim Gaten Matarazzo, que interpreta o personagem Dustin, na série Stranger Things, sofre. Essa doenças é resultado de um gene autossômico dominante, que se apresenta em forma de displasia esquelética.

As pessoas que apresentam essa doença apresentam retenção dos dentes decíduos, impactação e atraso na erupção de dentes permanentes e presença de dentes supranumerários. Em outras palavras, essa doença atinge os ossos da clavícula e face, não impedindo mas, retardando o crescimento de alguns dos dentes permanentes.

Um fato interessante é que, originalmente, o personagem Dustin não possuía essa característica. Ela foi incorporada ao personagem por conta do ator. Logo no primeiro episódio da série ele explica aos colegas o seu problema. Uma doença que atinge cerca de uma pessoa em cada um milhão.

02

Se trata de um problema genético que pode ser resultado de uma mutação ou hereditariedade. Em uma entrevista ao Extra, a geneticista Dafne Horovitz explica que um indivíduo com essa doença possui 50% de chances de passar para os filhos. Além disso, essas pessoas podem ter baixa estatura, clavícula pequena ou não ter clavícula, mãos pequenas, proeminência ou achatamento da face.

De acordo com os especialistas essa não é uma doença com graves consequências, que estão diretamente ligadas à problemas ortodônticos. Porém, além da estética, ela afeta a mordida, altera a fala e pode causar problemas respiratórios. A cirurgiã bucomaxilofacial, Katyuscia Lurentt, da clínica Ateliê Facial, explicou que: “Os dentes de leite nascem, mas os permanentes demoram. A criança pode ter mais dentes que o normal, mas ficam “escondidos” dentro do maxilar. A cirurgia remove os dentes a mais e “puxa” os demais para baixo. Depois, um aparelho ajeita a arcada dentária.”

Generated by IJG JPEG Library

Para que seja descoberta a doença é preciso uma radiografia panorâmica da face. O diagnóstico tardio pode causar desconfortos emocionais. De acordo com a odontologista Rosane Costa, o ideal que seja realizada uma cirurgia por volta dos 12 anos de idade. Todo o tratamento tem um período total de mais ou menos 2 anos, claro que esse tempo depende do caso.

Infelizmente, só a cirurgia pode não ser suficiente. Alguns dentes podem nascer desformes e, por vezes, é necessário procedimentos de implante. Normalmente, o tratamento é realizado com o acompanhamento de um ortopedista, pois em alguns casos pode ser necessária a realização de uma cirurgia para a reconstrução da escápula, para reposição da clavícula.

No caso do ator mirim, Gaten Matarazzo, de acordo com a mídia estadunidense, nesse ano ele já realizou a primeira cirurgia, como parte do tratamento. Mas, algo que não o abala é esse problema. Gaten postou em sua conta no Instagram uma foto com dentinhos, mas explicou na legenda da foto que eles são falsos.

Gaten é uma criança feliz e super atenciosa com seus fãs. Inclusive com os brasileiros. O vídeo acima ele mandou especialmente para nós.

Então pessoal, entenderam como funciona a síndrome Displasia Cleidocraniana? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

22 imagens dos seus filmes favoritos antes e depois dos efeitos especiais

Artigo anterior

7 famosos do povão que você adoraria receber em sua casa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido