História

7 fatos que colocam a História em uma perspectiva diferente

0

Talvez, ao falarmos de história, você faça uma associação direta com o ensino médio. Saiba que a história é muito maior que o seu currículo escolar, e você não deveria encará-la dessa forma. Assim como a vida, que teve início a partir da sua primeira memória – ou do momento que nasceu, se preferir -, a história do mundo é também a sua própria. Todos os acontecimentos pelo Planeta Terra, combinados, terminaram nas circunstâncias em que você vive. Então sim, a história tem um peso muito maior do que você realmente imagina, e pode ser vista de várias perspectivas.

Você precisa entender que nenhum ponto de vista está errado, e existem muitos deles. Você também precisa pensar que, na maioria das vezes, vemos a história como uma imagem bidimensional. Se você encará-la de forma tridimensional, em todas as suas nuances, perceberá que na maioria das vezes não encara o passado da forma como é. Não acredita? Então olhe esses 7 fatos que colocam a história em uma perspectiva diferente.

1 – Egito

Quando pensamos no Egito, talvez não temos ideia do tempo em que esse era durou, ou de quanto tempo isso já aconteceu. Quer ter uma nova perspectiva? Olhe as pirâmides. Saiba que elas são tão antigas que até mesmo o rei Tut poderia se referir a elas como “antigas”. Apesar disso, existem árvores que são mais antigas do que as pirâmides. Além disso, você sabia que a família da Cleópatra governou o Egito durante muito tempo – muito mesmo -, porém, ela foi a primeira da família que estudou a história do Egito.

2 – Paz e guerra

Nós conseguimos calcular que, nos últimos 3.000 anos, houve apenas 240 anos de paz em todo o mundo civilizado. Nós estamos sempre em guerra. Inclusive, o Alasca foi a única parte da América a ser ocupada pelas tropas do Eixo durante o período da Segunda Guerra Mundial.

3 – Segunda Guerra Mundial

A Batalha do Stalingrado foi uma batalha da Segunda Guerra Mundial, entre os alemães e seus aliados contra os soviéticos pela posse de Stalingrado. A luta durou seis meses. Para você ter uma ideia de como tudo era instável, em uma tarde, durante a Batalha de Stalingrado, uma estação de trem trocou entre o controle alemão e o soviético quatorze vezes. Além disso, os soviéticos usavam cachorros como bomba, que as vezes voltavam e explodiam os próprios soldados soviéticos.

4 – China

Os chineses sempre se destacaram no mundo, principalmente pela cultura oriental, que se difere da nossa. Mas eles também se mostraram violentos. Das 11 guerras mais mortais do mundo, 9 foram com os chineses. Sobre invenções, os óculos de sol foram inventados pelos chineses, mas não para bloquear o sol. Eles foram usados ​​por juízes em tribunais para esconder suas emoções.

5 – Napoleão, o baixinho?

Apesar de Napoleão ser chamado de baixinho até os dias de hoje, ele, na verdade, era maior do que o francês comum. Na noite do assassinato de Abraham Lincoln, ele autorizou a existência do serviço secreto. Para encerrar esse tópico, na noite de seu assassinato, Martin Luther King brincou de guerra de travesseiros em seu quarto de hotel.

6 – Bandeira dos EUA

Quando olhamos a bandeira dos EUA, sentimos a imposição de respeito e autoridade. Talvez você não saiba, mas a atual bandeira dos EUA foi projetada por Robert Heft, de 17 anos, para um projeto escolar. Ele recebeu um B-menos. Quando o presidente selecionou seu projeto, o professor mudou sua nota para A.

7 – Tanques de guerra com serviço de chá

Para finalizar, vamos para algumas coisas que vão mudar sua perspectiva rapidamente sobre certas coisas. Todos os tanques britânicos, desde 1945, foram equipados com a capacidade de fazer chá. Em 1927, um médico nazista chamado Julius Wagner-Jauregg ganhou o Prêmio Nobel por curar a sífilis, dando às pessoas malária no lugar. O basebol foi inventado na Grã-Bretanha em 1755, três décadas antes da data comumente aceita.

E aí, como vê a História agora? Comenta aqui com a gente e compartilha aqui com a gente. Para você que acabou de desistir da paz, aquele abraço.

7 tradições da família real que você não vai acreditar que existem

Matéria anterior

7 pessoas que mereciam ter ganhado o Nobel da Paz

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.