• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 pessoas que mereciam ter ganhado o Nobel da Paz

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      19/12/18 às 16h22

Muitas pessoas adorariam ganhar um Nobel da Paz, prêmio considerado o mais polêmico dos cinco Nobel. Os Nobel tratam-se de uma premiação que premia as seguintes categorias: Física, Química, Literatura, Paz e Fisiologia. Além de polêmico, o da Paz é o mais cobiçado e significativo. Ele é concedido à pessoas que fizeram um bom "trabalho para a fraternidade das nações". Além disso, também pela erradicação de grupos e exércitos que sobrecarregam a massiva promoção da paz entre as pessoas e as nações. Desde a escolha de paz como uma categoria para o Prêmio Nobel, há diversas controvérsias. Diversas pessoas realmente mereceram ter a honra de ser nomeadas, mas nunca foram valorizadas a esse ponto.

Pensando um pouco sobre isso e após algumas pesquisas, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas pessoas que mereciam ter ganhado o Nobel da Paz. Se você acha que alguém que não está nessa lista merecia, comenta pra gente aí embaixo o nome e o motivo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Vaclav Havel

O dramaturgo, ensaísta, poeta, dissidente e político, Vaclav Havel, foi o último presidente da Checoslováquia e o primeiro da República Checa. Havel foi extremamente aclamado por seu trabalho de direitos humanos em toda a Europa Oriental. Além do mais, ele foi nomeado como uma das mais influentes figuras do século XX.

2 - Sari Nusseibeh

O professor palestino, em vez de apoiar ataques à Israel, assim como seus conterrâneos, decidiu se concentrar em ajudar o seu povo durante o amplo derramamento de sangue. Sua luta passiva é vista como motivo para um Nobel da Paz.

3 - Papa João Paulo II

João Paulo foi aclamado como um dos mais influentes líderes no século XX. Ele leva os créditos por acabar com o regime comunista em sua Polônia natal e, posteriormente, em toda a Europa.

4 - Dorothy Day

Dorothy Day foi uma das personalidades mais significativas durante a Grande Depressão. Ela foi responsável pela organização do Movimento dos Trabalhadores Católicos. Esse foi um movimento pacifista durante a Segunda Guerra Mundial. Ela tinha como missão ajudar as famílias a reconstruírem suas vidas e a promover a paz através do viver comunitário. Seus movimentos chegaram ao Canadá e à Europa e continuam vivos até os dias de hoje.

5 - Irena Sendler

Irena foi uma enfermeira e assistente social. A mulher era polonesa e atuou ajudando o seu país durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi responsável por ajudar 2.500 crianças judias e falsificar seus documentos, salvando-as do Holocausto.

6 - Abdul Sattar Edhi

Esse paquistanês é o fundador da Fundação Edhi. Essa fundação é uma organização encarregada de administrar o maior serviço de ambulâncias do mundo. Os funcionários da fundação atuam ainda em casas de repouso gratuitas, orfanatos, clínicas e abrigos para mulheres. O primeiro-ministro paquistanês já recomendou Edhi ao Nobel da Paz, em 2011.

7 - Cesar Chavez

Também conhecido como o "Martin Luther King do México", Cesar Chavez foi o cofundador da National Farm Workers Association, na Califórnia. Ele formou a associação que ajudou a melhorar as condições de trabalho para os trabalhadores latinos em seu país.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um oceano de curiosidades.

Próxima Matéria
Via   List25  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+