7 fatos que você não conhece sobre os alimentos que consome

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      25/02/15 às 00h49

Na maioria das vezes sabemos muito pouco sobre os alimentos que consumimos. Desconhecemos, por exemplo, a origem ou de quais ingredientes eles realmente são feitos.

Nesta lista separamos para você, sete alimentos consumidos no dia-a-dia que você não sabe muito a respeito, ou melhor, não sabia.

1. Azeitonas e tomates são frutas

azeitona

É muito comum pensarmos que todas as frutas são doces, mas isso nem sempre é verdade. Um exemplo disso são os tomates e as azeitonas, ambos são frutas.

2. Colocar óleo no macarrão não impede que ele grude

macarrão

Além de não impedir que ele grude, o macarrão vai ficar com uma camada de proteção que impede que a massa absorva o molho. Para preparar o macarrão da melhor maneira, basta colocar uma quantidade de água que seja o bastante para que a massa fique solta na panela. Especialistas da área gastronômica, recomendam a proporção de 1 litro de água para cada 100 gramas de massa.

3. Comida diet nem sempre emagrece

diet

Alimentos light indicam a redução de alguma propriedade do alimento, seja açúcar, sódio ou gordura. Os alimentos diet, por outro lado, geralmente são isentos de açúcar, pois são destinados a pessoas com restrições alimentares, como diabéticos.

Um chocolate diet, por exemplo, mesmo isento de açúcar, continua contendo outras propriedades que não impedem que quem coma engorde.

4. Por que o mel não estraga?

mel

Mesmo guardado por anos o mel não perde o seu sabor, no máximo ele pode cristalizar. Como o mel é a única fonte de energia das abelhas, elas precisam que o alimento não estrague até a próxima primavera. As abelhas então retiram o máximo de água que conseguem, fazendo com que o mel tenha uma concentração alta de açúcar, enquanto preserva a baixa umidade. Isso faz com que o mel dure por muito tempo, sem qualquer conservante.

5. A gelatina é feita da pele

gelatina

O elemento principal usado para a fabricação da gelatina é um colágeno existente no corpo do bovinos. Mais especificamente da pele destes animais,

6. Como um grão de milho vira pipoca?

pipoac

Dentro de um grão de milho da pipoca existem dois componentes básicos, a água e amido. Quando os grãos são aquecidos, a água disponível dentro dele começa e se transforma em vapor e, assim, passa a empurrar a casca para fora.

7. Por que o cachorro-quente tem esse nome?

t10884630_686276818152345_1569027982_nI

Não se sabe ao certo quando o cachorro-quente surgiu, mas os relatos mais antigos sobre ele são de 1852, quando um açougueiro de Frankfurt batizou suas salsichas com o nome da raça de seu cão, o "Dachshund Sausage" .

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+