• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre o nascimento do futebol que vão te surpreender

POR Mateus Graff    EM História      15/06/18 às 17h06

Você deve saber muito sobre futebol, né!? Muita gente sabe que o futebol é jogado com 11 jogadores para cada lado e que um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas, certo? Pois bem, caros amigos, já que estamos em clima de Copa do Mundo, resolvemos fazer essa matéria para os nossos leitores que são amantes do futebol, o esporte coletivo mais amado do mundo.

Você sabe onde e quando surgiu o futebol? Você sabe quem foi que criou as regras? E quando foi que criaram a FIFA? São essas e outras curiosidades que vamos mostrar para vocês nessa matéria com os 7 fatos sobre o nascimento do futebol que vão te surpreender:

1 - Quando o futebol tomou forma?

O momento chave para o desenvolvimento do esporte que conhecemos hoje foi em outubro de 1863, quando representantes de uma dúzia de escolas e clubes se reuniram para formar a Football Association. Nesse dia eles fizerem um acordo com as regras sob as quais eles tinham que seguir. Nesse dia, caros amigos, surgiam algumas das regras que são usadas hoje em dia.

2 - Mas como era o futebol antes das regras?

Antes, as pessoas que praticavam o esporte chegavam a lutar para mover a bola. No início do século XIX, jogos organizados com regras definidas no local eram jogados em escolas. Porém, cada escola tinha suas regras, o que tornava a organização de partidas entre escolas difícil. A quantidade de jogadores e as faltas eram alguns diferenciais entre muitas escolas.

3 - As regras feitas em 1863

Nesse ano, cerca de 14 regras entraram em vigor. O tamanho do campo e uma regra inicial de impedimento, por exemplo, foram estabelecidos. O número de jogadores por equipe não foi estipulado nessa época, o que fazia o jogo ainda ser um pouco bagunçado.

4 - Um acordo feito em 1877

As leis de 1863 não foram as únicas a entrarem em vigor. Em Cambridge existiam outras regras que alguns times ainda seguiam. Tais regras tinham sido feitas em 1857, 6 anos antes da Football Association. Foi só em 1877 que as duas maneiras de jogar foram combinadas.

5 - O primeiro jogo internacional da história

O primeiro jogo internacional aconteceu em um campo de críquete, na Escócia. O evento ocorreu no dia 30 de novembro de 1872, com cerca de 4 mil espectadores. O jogo era entre a Escócia e Inglaterra e acabou em 0 a 0. Vale lembrar que os dois time não tinham técnicos e que no time da Inglaterra o goleiro Barker e o atacante Maynard trocaram de posições durante o jogo. Com certeza esse jogo foi um verdadeiro 'show de horrores'.

6 - A adaptação das regras conforme os anos iam passando

Já citamos sobre como os dois códigos de regras tornaram-se um só, certo? Bom, mas foi no ano de 1871 que foi criada a figura de goleiro, o único em campo que podia usar as mãos em jogo e proteger o gol. Em 1875 foi estabelecido que o tempo de jogo deveria ser dois tempos de 45 minutos, totalizando 90 minutos. E em 1891 surgiu o tão famoso pênalti, criado para punir uma falta dentro da área. Já pensou em como seria o futebol se o pênalti nunca tivesse sido inventado?

7 - A criação da FIFA

A FIFA é a organização internacional que dirige as associações de futsal, futebol de areia e futebol. Essa organização foi criada bem depois da Football Association, exatamente em 1904. É a FIFA que hoje organiza o futebol em todo o mundo, inclusive a Copa do Mundo. Ah, vale lembrar que a FIFA também organiza a Copa Libertadores da América, a Copa da UEFA, a Liga dos Campeões da Europa, entre outras.

Mas e você, já conhecida todos esses fatos sobre o 'nascimento' do futebol? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+