• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 terremotos que fizeram mais vítimas nos últimos anos

POR Mateus Graff    EM Natureza      30/08/18 às 17h14

Um sismo, também chamado de terremoto, quando é de grande magnitude tem como resultado uma súbita liberação de energia da crosta da Terra. Isso geralmente acontece por causa de um choque entre as placas tectônicas e acaba criando as ondas sísmicas. Bom, quando falamos em terremotos, caros amigos, vocês já sabem que os estragos podem ser consideravelmente grandes.

Felizmente o Brasil nunca passou por uma grande catástrofe como o Peru e o Chile, por exemplo. Pois bem, para demonstrar a força de um terremoto, a Fatos Desconhecidos fez essa matéria com os terremotos mais recentes e que fizeram mais vítimas. Confiram: 7 terremotos recentes que fizeram mais vítimas

1 - Terremoto no Paquistão

Foi no dia 8 de outubro de 2005 que um forte tremor, de mais ou menos 7,6 graus na escala Richter, atingiu em cheio o Paquistão. A região no caso foi a Caxemira, que fica a 95 quilômetros da capital. Muitos consideram esse o pior terremoto nos últimos 100 anos. Muitos vilarejos foram destruídos e os deslizamentos de terra e as chuvas dificultaram o trabalho de quem prestava socorro. O governo paquistanês na época disse que cerca de 75 mil pessoas morreram (a maioria delas eram crianças, segundo as Nações Unidas) e mais outras 70 mil ficaram feridas. O terremoto foi tão forte que pode ser sentido na Índia, no Afeganistão e em Bangladesh.

2 - O terremoto de Sichuan, na China

Um terremoto de magnitude 7,9 abalou a província de Sichuan no dia 12 de maio de 2008. Nessa tragédia foram cerca de 87 mil pessoas envolvidas em mortes e desaparecimentos. Entre as vítimas, 5.335 eram crianças. Esse terremoto foi apontado como o mais forte registrado nas três últimas décadas. Foram cerca de 5,4 milhões de casas demolidas, 21,4 milhões de casas 'condenadas' e 11 milhões de pessoas desabrigadas.

3 - Terremoto de Ancash em 1970, no Peru

Esse terremoto aconteceu na costa do Peru no dia 31 de maio de 1970 e resultou em deslizamentos massivos que deixaram muitos prédios mal construídos em colapso. Foram cerca de 75 mil pessoas mortas e o maior dano sofrido foi na região de Ancash, além de várias províncias das regiões Huánuco e La Libertad. O terremoto tinha magnitude de 7,5 graus na escala Richter.

4 - Sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004

No dia 26 de dezembro de 2004, mais ou menos às 8 horas da manhã do horário local, um terremoto de magnitude 9,1 na costa da província da Indonésia de Aceh acabou gerando um tsunami no oceano Índico. Essa catástrofe matou cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e em outros nove países. Alguns relataram que as ondas atingiram 9 metros ou mais quando chegaram à costa. Só na Indonésia as autoridades acham que o número total de mortos chegou a ultrapassar 200 mil. O tsunami ainda deixou 1,8 milhão de pessoas desabrigadas, 469 mil imóveis danificados ou destruídos e deu um prejuízo de 10,7 bilhões de dólares.

5 - Terremoto de Tangshan, na China

Em 1976, o terremoto de Tangshan, também conhecido como Grande Terremoto de Tangshan, aconteceu no dia 28 de julho e teve uma magnitude de 7,5. O terremoto quase destruiu completamente a cidade de Tangshan, que fica a 110 quilômetros de Pequim. O número de mortos é considerado um dos maiores de toda a História, sendo registrado oficialmente 242 mil vítimas e deixando pelo menos 700 mil pessoas feridas. Os danos foram grandes, chegando a atingir até a cidade de Pequim.

6 - O terremoto no Haiti

Em 2010, o Haiti foi atingido por um terremoto que devastou a área metropolitana de Porto Príncipe. A catástrofe deixou 1,5 milhão de sobreviventes desabrigados. O terremoto atingiu a cidade no dia 12 de janeiro e teve magnitude 7,0 graus, seguido de outros dois tremores de magnitude 5,9 e 5,5. Nos dias seguintes mais tremores ocorreram, como um de magnitude 5,9, ocorrido em 20 de janeiro em Petit Goâve, uma cidade a cerca de 55 quilômetros de Porto Príncipe. O número de mortos ultrapassou 200 mil.

7 - Terremoto na Guatemala

No dia 4 de fevereiro de 1976, a Guatemala amanheceu com estragos de um terremoto de 7,5 de magnitude que deixou 23 mil mortos e 76 mil feridos. O lugar que já era afetado pela pobreza e por conflitos armados internos, ainda teve moradias destruídas e mais de 1 milhão de pessoas desabrigadas. Cidades sobre a falha geológica desapareceram por completo, como foi o caso de Chimaltenango e Guastatoya. Valas imensas foram abertas para serem colocados os corpos das milhares de vítimas.

E você, já conhecia todos esses casos de terremotos que mataram milhares de pessoas? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+