• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fenômenos oceanográficos que você não vai acreditar que são reais

POR Diogo Quiareli    EM Natureza      10/12/18 às 16h47

O nosso universo é uma caixa de surpresas que está longe de ser decifrada. Existem diversas coisas que ainda intrigam os cientistas do mundo inteiro e essas coisas estão relacionadas à natureza como um todo. Vulcões inativos que podem se ativar a qualquer momento, novas espécies de plantas e animais e, é claro, os fenômenos oceanográficos. Apesar de todo o avanço tecnológico, ainda precisamos aprender muito sobre o oceano e todos os seus mistérios. Esses mistérios variam desde civilizações perdidas a ruídos estranhos e assustadores de criaturas bizarras nunca vistas antes. Como dissemos, há muito o que aprender sobre essa grande reserva de água que banha o nosso planeta.

Você provavelmente já ouviu falar sobre a cidade perdida de Atlântida, né? Também já deve ter se deparado com notícias de baleias encalhadas. No entanto, não para por aí e foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns fenômenos oceanográficos que você não vai acreditar que são reais. Se souber de algum outro que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - A Cidade Perdida da Atlântida

A Cidade Perdida de Atlântida é extremamente famosa e retratada em várias histórias. Alguns cientistas acham mesmo que essa ilha tenha existido. Escrita originalmente por Platão, acredita-se que Atlântida seja uma civilização minóica. Essa seria uma civilização primitiva bastante avançada que foi devastada por uma erupção vulcânica na ilha de Santorini.

2 - Desaparecimento do Escorpião USS

O USS Scorpion era uma submarino nuclear skipkack que desapareceu, em 1968, de forma misteriosa no Oceano Atlântico. Devido aos mistérios que o cercam, diversas teorias conspiratórias surgiram de um ataque soviético, uma unidade de lixo com defeito ou um torpedo que explodiu, causando um incêndio.

3 - Maré vermelha

A maré vermelha pode parecer perigosa, e de fato é. Ela é criada por colônias de algas que crescem fora de controle e produzem uma toxina que pode prejudicar e até matar a vida marinha. Essa toxina pode ser prejudicial para os seres humanos. Essa proliferação pode causar danos até mesmo à respiração.

4 - Pororoca

Um furo de maré é um sonho para os surfistas e é mais um fenômeno oceânico. Isso porque esses lugares criam ondas contínuas. Um lugar, em particular, é a Pororoca, onde as ondas do oceano Atlântico encontram o rio Amazonas. No local, se criam ondas de até 4 metros de altura.

5 - Bioluminescência

Os marinheiros chamam a bioluminescência no oceano pelo curioso nome "Mar Ardente". Se você olhar bem, vai entender o motivo. Esse azul brilhante no oceano é criado por pequenos plânctons que liberam a mesma bioluminescência que os vagalumes.

6 - Atlântida do Japão

Parecido com a Bimini Road, Yonaguni é uma grande descoberta perto do Japão que muitos acreditam que possa ser uma versão de Atlântida. Para os japoneses, essa foi uma grande civilização chamada Um e que desapareceu após um tsunami.

7 - Névoa do Mar Negro

Em algumas circunstâncias, quando o ar marinho está frio e o Sol esquenta, o Mar Negro produz um fenômeno conhecido como névoa do mar.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   List25  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+