• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fenômenos que confundiram os especialistas

POR Toni Nascimento    EM Ciência e Tecnologia      01/03/19 às 16h14

"O mundo é mistério". Apesar da frase parecer pura poesia, ela acerta em cheio na essência do planeta Terra e do universo em si. Quase tudo é um mistério, apesar da quantidade de respostas que conseguimos acumular ao longo do tempo. Não é à toa que a filosofia preserva três perguntas básicas:  de onde viemos? Aonde estamos? Para onde vamos? Elas sintetizam nossa falta de conhecimento sobre a origem de tudo (apesar das teorias), o local onde estamos e o que acontece com a nossa consciência (ou alma, se você preferir) depois da morte.

Para colocar mais fogo na fogueira, o ser humano ainda lida com o sobrenatural de fato. Ligações com o sobrenatural e acontecimentos sem nenhum pingo de explicação assolam a humanidade desde que o ser humano surgiu (talvez antes disso, nunca saberemos). Na maioria das vezes, hoje em dia, confiamos a resolução destes problemas nas mãos dos especialistas. Acontece que muitas vezes, eles ficam tão perplexos quanto a gente. Assim, esses fenômenos permanecem misteriosos até que alguém os resolve (e às vezes, isso é nunca). Por isso, a Fatos Desconhecidos listou 7 fenômenos que confundiram os especialistas.

1 - Criança adolescente

Em 1993, Brooke Greenberg nasceu. O tempo passou, sua irmã cresceu e envelheceu, e ela nada. Quando Brooke completou 16 anos de idade, ela ainda tinha a aparência e a idade mental de um bebê de um ano de idade. Ela, que morreu em 2013, viveu todos os seus 20 anos como uma criança de colo. Nenhum médico ou estudioso conseguia entender, uma vez que ela não apresentava nenhuma doença ou problema genético.

A garota ganhou a alcunha de "Bebê Eterno" e, até hoje, especialistas tentam descobrir o que causou esse problema. O transtorno foi apelidado de "Síndrome X", sem dar nenhum indício que estamos perto de entender esse fenômeno.

2 - Inseto desconhecido

Em um Museu de Londres, em 2007, foi encontrado um inseto do tamanho de um grão de arroz. Acontece que o inseto nunca tinha sido catalogado, e apareceu de uma hora para outra. Para piorar, depois ele começou a ser visto pelas redondezas com mais frequência até que ele tomou conta do local. Hoje encontram-se muitos deles, porém, foi uma multiplicação muito rápida para um animal que nunca se viu antes. O pior é que ele não bate com nenhum outro inseto já existente.

3 - Gelatina natural

Um estranho lodo gelatinoso apareceu em uma reserva natural da Inglaterra, em 2012. A substância foi detectada em vários locais, e os especialistas não conseguiram explicar sua origem. O porta-voz da reserva, Tony Whitehead, sugeriu que o lodo poderia ser uma forma de cianobactéria. Apesar de algumas teorias, ninguém nunca conseguiu descobrir, de fato, o que era essa gelatina natural.

4 - Seringa

Durante escavações em 2010, em Nova York, arqueólogos encontraram um objeto cilíndrico com duas tampas em cada extremidade. Numa tampa havia várias pequenas perfurações e na outra tampa tinha um orifício no centro (como você pode ver na imagem acima). Nenhum especialista conseguia identificar o que era aquele objeto, até que uma das integrantes da equipe, Lisa Geiger, viu um objeto semelhante enquanto trabalhava em um museu da Filadélfia.

Era uma seringa vaginal. As mulheres do século XIX usavam-nas para prevenir a gravidez, para se limparem ou/e para tratar doenças sexualmente transmissíveis.

5 - Ossos enterrados

No Brasil, foi encontrada uma caveira enterrada com várias mãos decepadas em volta do crânio, com o lado direito das mãos apontando para os céus, e o lado esquerdo das mãos apontando para o chão. A ossada data de 9.300 mil anos de idade. Além disso, o jovem teve uma morte agonizante, uma vez que seu pescoço tinha várias pequenas lesões indicando uma decapitação por lâmina, porém, sem retirar ela por inteiro, fazendo a pessoa sofrer muita dor até morrer. Acontece que isso não bate com nenhum provável sinal de sacrifico aos deuses locais ou mesmo punição social por crime ou má conduta. Até hoje, ninguém sabe o que foi essa morte e nem o que a forma de enterrar o corpo significa.

6 - Suicídio canino

Cães não cometem suicídio, porém, em uma região da Escócia sim. Em 2005, o local assistiu a uma onda de suicídio de cães, que pulavam de uma ponte famosa, chamada "Ponte Rover". Cinco cães saltaram da ponte naquele período, e o mais interessante, é que todos pularam do mesmo lugar. Até hoje, ninguém consegue entender porque os cachorros fizeram isso naquele local.

7 - Monumento antigo

Em 2017, arqueólogos estavam escavando um assentamento pré-histórico na Grécia de Thirassia, e descobriram um monumento de 2.200 anos de idade. Incapazes de determinar sua origem, especialistas da Universidade Jônica, da Universidade de Creta e do Departamento de Antiguidades das Cíclades ficaram perplexos com o monumento de forma oval é ornamentado com numerosas características decorativas. Ninguém sabe de que época é aquilo ou como surgiu.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que ama um mistério, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+