• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 festivais japoneses mais estranhos que existem

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      10/09/18 às 17h25

O Japão é, sem dúvida alguma, um país muito singular. Um povo rico em cultura e repleto de tradições que sobrevivem a milênios. Os japoneses possuem muito a celebrar. E, acredite, o que não faltam são festivais para isso. Alguns deles são bem 'estranhos', teremos de concordar. Lutas com espíritos, seres míticos e até mesmo o órgão sexual masculino são alguns dos temas dessas celebrações.

Para nós ocidentais, muito da cultura japonesa pode soar estranho e peculiar, mas com certeza nos surpreendemos com tantas cores e com todo o amor empregado em tudo o que fazem. Os festivais japoneses muitas vezes celebram as forças da natureza, a agricultura, o sexo e invocam os espíritos da boa sorte e da paz. Abaixo, trouxemos alguns desses festivais para vocês conhecerem. Confira!

1 - Hokkai Heso Matsuri

Em Furano, cidade em Hokkaido, anualmente acontece o Hokkai Heso Matsuri. No festival, as pessoas podem pintar rostos em suas barrigas e depois vestir roupas que vão fazer com que o rosto que foi pintado ganhe um corpo. Cerca de 5 mil pessoas se juntam num divertida competição de dança que resulta em diversos prêmios. O festival acontece entre 28 e 29 de junho.

2 - Kanamara Matsuri

No primeiro domingo de abril em Kawasaki, na província de Kanagawa, as pessoas se reúnem para uma divertida celebração ao sexo e a fertilidade. O festival xintoísta tem como tema principal uma espécie de veneração ao pênis. É possível, inclusive, encontrar milhares de miniaturas, estátuas, doces, entre outros produtos no formato do órgão masculino espalhados pelas ruas da cidade.

3 - Hadaka Matsuri

Conhecido como o "Festival de Homens Nus", o Hadaka Matsuri acontece em fevereiro em diversas partes do Japão. Homens, geralmente entre 23 e 42 anos, se reúnem vestindo apenas o fundoshi, um tipo de tanga tradicional. O local mais famoso para a realização do festival é o Templo Saidaji, em Okayama.

Os homens no festival buscam um ano de boa sorte e para isso disputam por um amuleto chamado de Shingi. O clima nesta época do ano apresenta temperaturas muito baixas, o que não impede os participantes de darem um mergulho nas águas geladas dos rios e mares para sua purificação.

4 - Nakizumo Matsuri

Esse festival foi criado na intenção de que os bebês possam ter boa saúde. Os bebês são colocados em uma espécie de ringue de sumô e os "lutadores" balançam as crianças até que uma delas chore. Caso os bebês não chorem, homens mascarados entram no ringue para assustá-las. O ritual, que acontece em diversas partes do país, já tem mais de 400 anos de tradição.

5 - Namahage Matsuri

Uma espécie de "monstro" chamado Namahage sai pelas ruas da cidade de Oga, na província de Akita, dançando e tentando assustar as crianças. Os pais das crianças oferecem a eles o mochi, uma espécie de bolinho de arroz e sake, para pedir boa saúde e colheita farta no novo ano. No entanto, os Namahage certificam-se de apenas assustarem as crianças desobedientes.

6 - Pantu Matsuri

O festival acontece em Miyako, em Okinawa. Pessoas vestidas em formas de seres distintos, que vão de deuses a demônios, invadem as ruas das cidade, segundo as tradições, para espantar maus espíritos. As roupas dos Pantu geralmente são feitas de grama e lama, também se usa uma máscara e bastões de madeira. As pessoas que forem sujas pelos Pantu serão abençoadas.

7 - Hitori Zumou Matsuri

Um lutador de sumô lutando sozinho contra o deus (espírito) do arroz é realizado no templo Oyamazumi Jinja, em Imabari , na província de Ehime. A luta acontece para que o espírito do arroz permita que os agricultores consigam uma boa safra. São realizadas 3 partidas, onde o deus do arroz vence 2 delas.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+