• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você definitivamente não sabia sobre a radiação

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      10/09/18 às 17h19

A radiação é um fenômeno que se resume na propagação da energia de um ponto ou outro. Apesar do que se imagina e do que vemos constantemente, ela também pode ser benéfica ao ser humano, à saúde humana. Tanto que é utilizada para o tratamento de tumores e também em atividades médicas do dia a dia, como a radiografia.

Apesar de tais benefícios, a radiação é algo extremamente perigoso quase sempre. Acidentes com materiais radioativos marcaram a história da humanidade com centenas de mortes registradas.

Confira agora 7 coisas que você não sabia sobre radiação!

1 - Radiação brilha

Os astronautas da missão Apollo afirmaram ver flashes de luz quando fechavam os olhos. Posteriormente foi confirmado que esse brilho era oriundo da radiação cósmica, que bombardeia as retinas quando se está fora do campo magnético da Terra.

2 - Bananas contém radiação

Um punhado de minério de urânio contém a mesma radiação que 10 bananas. Apesar de radioativas, os níveis são muito pequenos e, por isso, não existe nenhum risco à saúde humana.

3 - Brinquedo radioativo

O Laboratório de Energia Atômica Gilbert U-238 foi comercializado por 49 dólares nos EUA. O brinquedo continha fontes de radiação de baixo nível e ainda algumas amostras de minério contendo urânio. O objetivo era inspirar as crianças a criarem suas próprias invenções científicas. Felizmente o brinquedo só foi comercializado durante 1 ano e teve um número de vendas muito abaixo do esperado.

4 - Fumantes recebem radiação

Os fumantes recebem uma carga de radiação anual que equivale a 300 radiografias na região do tórax. Isso acontece devido a substâncias radioativas que contêm na fumaça do cigarro. Essas substâncias, por sua vez, vêm de fertilizantes que são usados no cultivo do tabaco.

5 - Usina de Chernobyl

Apesar do desastre em Chernobyl ter ocorrido em 1986, há 32 anos atrás, ainda hoje o local emite radioatividade. O pior é que existe a possibilidade de uma grande estrutura de contenção entrar em colapso, o que iria aumentar ainda mais os níveis de radiação no local e nas áreas próximas.

6 - Ida a lua

As bandeiras americanas foram fixadas na lua em 1969, quando os americanos pisaram na lua pela primeira vez. Atualmente as bandeiras estão completamente brancas, devido a radiação solar.

7 - Testes sobre radioatividade

Havia um projeto chamado de Projeto Manhattan cujo objetivo era testar os efeitos da radiação em seres humanos. Tudo era feito secretamente. Injeções com misturas radioativas eram aplicadas em mulheres grávidas, e farinha de aveia com níveis de radiação eram dadas à crianças.

Foi numa dessas ocasiões que a maior dose de radioatividade foi injetada em um homem, sem seu conhecimento ou consentimento. Por incrível que pareça, ainda assim, Albert Stevens viveu com uma alta dose de radiação em seu corpo durante 20 anos.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+