• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 filmes que não existiriam sem o uso de CGI

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      22/04/19 às 18h09

Batalhas subaquáticas, viagens espaciais, voos de hipogrifo ou remoção de algumas rugas aqui e ali. É difícil imaginar onde a indústria cinematográfica estaria hoje sem o uso de CGI. Essa técnica torna praticamente ilimitada a possibilidade de dar asas à imaginação e transforma o que parecia impossível em real.

Nos últimos dez anos, a Academia também percebeu isso. Hoje a categoria de Melhores Efeitos Visuais é uma das mais populares do Oscar. Levando isso em consideração, selecionamos 7 filmes que não existiriam (pelo menos da forma que conhecemos) sem o uso de CGI. Confira:

1 - Avatar

Dirigido por James Cameron, Avatar (2009) foi uma revolução na utilização de CGI. Mais da metade do filme foi totalmente produzida através de computação gráfica. O diretor tinha planos para a produção do longa desde 1999, mas o alto custo de efeitos especiais era algo que afastava os estúdios. Assim que surgiu a oportunidade de desenvolver o projeto, Cameron não poupou gastos. Foi utilizada uma técnica de detecção de expressões faciais. A inovação tornou as atuações de Zoe Saldaña e Sam Worthington ainda mais memoráveis.

2 - Blade Runner 2049

Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2018, Blade Runner 2049 (2017) tem duas horas e quarenta e três minutos de duração. As cenas com efeitos especiais correspondem a uma hora e quarenta minutos do filme. Embora o longa conte com várias cenas impecáveis, uma em especial pode ter sido responsável pelo Oscar do mesmo: o reencontro de Deckard (Harrison Ford) com Rachel (Sean Young). O interesse romântico do protagonista no primeiro filme permaneceu imutavelmente jovem graças à utilização de CGI.

3 - Aquaman

Representando aqui os filmes da DC, o uso de CGI em Aquaman (2018) divide opiniões. Enquanto alguns criticam o cabelo em CGI , outros elogiam os diversos efeitos visuais. No entanto, uma coisa é inegável, se não fosse pelo cenário verde, James Wan não teria sido capaz de nos proporcionar as incríveis batalhas subaquáticas presentes no longa.

4 - As Aventuras de Pi

Gravar um filme inteiro com um adolescente e um tigre de bengala em um bote minúsculo não deve ser fácil. Nenhum diretor quer que seu protagonista seja devorado. Isso só foi possível em As Aventuras de Pi (2012) porque quatro tigres tiveram seus movimentos capturados para dar vida à Richard Parker.

5 - Planeta dos Macacos

A trilogia recente de Planeta dos Macacos é algo que definitivamente não teria chegado à sua tela sem o auxílio tecnológico do CGI. Andy Serkis, na pele de Ceasar, mostra que atuação vai muito além de captação de movimento e pontos sensoriais. O ator passou algumas semanas treinando os movimentos e comportamentos de um chimpanzé, mas não quer dizer que ambas as técnicas não possam andar juntas.

6 - Harry Potter

Muitos cresceram lendo os livros da franquia escrita por J. K. Rowling. Sem o auxílio de efeitos visuais seria quase impossível dar vida à esse universo mágico. Três filmes da franquia receberam indicações da Academia nessa categoria (O Prisioneiro de Azkaban e Relíquias da Morte Partes 1 e 2). Embora, os efeitos visuais nos filmes, principalmente nos dois primeiros, sejam bastante criticados, algumas cenas, como a batalha envolvendo o basilisco e o Harry montando o hipogrifo, são de tirar o fôlego.

7 - Vingadores: Guerra Infinita

Uma dúzia de estúdios uniram forças na produção de Vingadores: Guerra Infinita (2018). Noventa e seis por cento do longa foi realizado por CGI. A técnica de captura facial popularizada por Cameron em Avatar (2009) foi inovada em Vingadores, o que permitiu uma representação impecável de Thanos (Josh Brolin). Muitos dos uniformes utilizados pelos heróis também são feitos através de computação gráfica, além da batalha que acontece em Wakanda, onde os heróis, monstros e explosões de energia foram criados de maneira muito eficiente.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+