• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 formas que os homens encontraram de venerar os gatos

POR Toni Nascimento    EM Mundo Animal      21/09/18 às 15h45

Qual é o seu animal de estimação favorito? Apesar de algumas pessoas excêntricas criarem cobras e aranhas, a resposta mais comum são os cachorros e os gatos. Não é a toa que existe uma antiga guerra "ideológica" entre os donos desses dois distintos bichinhos. Na maioria das vezes, quem mais sofre com o preconceito, no meio desse conflito, são os gatos. Eles são condenados - pelos mais carentes - por serem independentes e indiferentes. O que não é uma verdade. Só um dono de gato sabe o quanto o animal é capaz de ser carinhoso com o seu responsável.

Alguns dos guerreiros defensores de felinos domésticos encherem a internet com vídeos fofinhos estrelando-os. Não é por acaso que muita gente diz que a única coisa realmente boa que existe na internet são os vídeos de gatinhos fofinhos - e a Fatos Desconhecidos também, lógico. Mas não vá achando que a relação entre homens e gatos é recente. Ela remonta desde os mais longínquos tempos. Inclusive, tanto no passado quanto no presente, o ser humano já encontrou, e encontra, muitas vezes, formas de colocar os gatos em um altar, quase como um deus. Listamos 7 vezes que os homens encontraram de venerar os gatos.

1 - Enterro de gatos

É complicado definir em qual momento exato na História, os gatos e os homens passaram a ter uma relação mais íntima. Nós sabemos que a relação entre os dois é bem antiga, devido ao fato de que sociedades, como a egípcia, consideravam esses animais sagrados. Porém, só existe um indício documental e fóssil dessa ligação profunda, apontando dono e domesticado: um túmulo americano onde estava enterrado um felino de 2 mil anos de idade. Esse é o único registro arqueológico de um  gato enterrado, ainda por cima, junto com 22 carcaças humanas. Ele também foi encontrado com um colar de dentes e concha em torno de seu pescoço.

A questão aqui é que esse achado pode indicar que há 2 mil anos, os nativos norte americanos poderiam estar tentando domesticar os gatos. Porém, não é possível ter certeza absoluta sobre essa teoria.

2 - Templo Gotokuji

Os japoneses amam os gatos, mais do qualquer outro povo do mundo inteiro. No século XVIII, as maneki neko, pequenos gatos de gesso decorativos, brancos, com patas erguidas, foram criadas para trazer prosperidade aos donos de lojas. Não é a toa que esse objeto está espalhado por todo o país, e é conhecido por todo o mundo. Nenhum local possui mais maneki neko do que o Templo Gotokuji, em Tóquio. O templo é pequeno e despretensioso. Sua fachada não dá nenhuma indicação dos milhares gatos de cerâmica contidos ali dentro. Ao entrar, os olhos chegam a brilhar diante tantas pequenas figuras brancas.

3 - Houtong, a vila dos gatos

A vila de Houtong fica na costa norte de Taiwan. Na década de 1970, a cidade mineira estava à beira da desintegração, graças ao surgimento de outras fontes de energia, como petróleo e gás. A população, que era de 6 mil pessoas, se reduziu a algumas poucas centenas. Tudo que havia ali eram muitos gatos. Em 2008, um fotógrafo foi ao local e fez várias fotos com os bichanos de lá, que fizeram um tremendo sucesso na internet. Não demorou muito para que o mundo todo voltasse os olhos para o lugar, que prosperou através do turismo. Ou seja, os gatos salvaram a vila de Houtong do seu fim eminente.

4 - Museu do Gato de Kuching

O Museu do Gato Kuching, fica no estado malaio de Sarawak e é considerado um dos museus mais bizarros do mundo. Ele é a primeira instituição do gênero e possuiu o maior repositório mundial de todas as coisas felinas. Em Kuching, que significa "Cidade dos Gatos", existem mais de 2 mil peças sobre felinos, de diferentes culturas e tempos sendo exibidas. O lugar, além de ponto turístico, também funciona como uma ótima fonte acadêmica de estudo sobre os gatos do mundo inteiro. Além das várias estátuas de gato, o museu está cheio de itens raros e históricos, como uma múmia egípcia de 3.500 anos e o gato taxidermizado mais raro do mundo.

5 - Onça Pintada

Felinos de grande porte estão sempre associados as savanas ou regiões asiáticas, como os leões ou os tigres. Porém as onças possuem o selo "América", e são exclusivas da nossa região. Eles são praticamente adorados na região pan-americana. Os jaguares também entram nessa contabilização. Além de seu nome significar "aquele que mata de uma só vez", as culturas astecas, maias e incas reverenciavam o animal e o consagravam em sua galeria de deuses. Além disso, o jaguar estampa várias marcas regionais e é sempre visto nas histórias como aquele animal que aconselha, sempre sábio.

6 - Ilha dos Gatos

Aoshima é uma ilha do Japão aonde algo raríssimo acontece: o número de felinos supera o numero de pessoas. Não é a toa que o lugar é chamado de Ilha dos Gatos. O lugar é uma modesta vila de pescadores com seis vezes mais felinos do que humanos. Os alimentos capturados na pesca, atraem os animais. A ilha se tornou popular entre os turistas, para o desgosto dos poucos habitantes humanos permanentes.

7 - Gatos na internet

Talvez os memes sobre gato sejam o maior símbolo de adoração humana a esses animais. Apesar de na internet coisas fofas, com bebês e cachorros, ganharem destaque, são os gatos o tipo de animal com maior prestígio online. As pessoas adoram gravar seus gatinhos fazendo alguma coisa engraçada, como se esquivar de algum objeto que eles não conhecem ou que aparece de surpresa. Em outros casos, os donos vestem os seus felinos com alguma roupinha engraçada. Mas os memes e vídeos de gatos são a prova viva de que esses bichos não eram adorados apenas no Egito antigo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Você gosta dos gatos? Ou é o tipo que só gosta de cachorro e não se fala mais nisso? Então não deixe de comentar com a gente e compartilhar essa lista nas suas redes sociais. E para você que adora um felino, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   LV  
Imagens UOL S A CP AA GB
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+