• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você nunca deve fazer antes de praticar algum exercício físico

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      21/09/18 às 15h49

Quais coisas devemos evitar antes de correr, malhar ou pedalar? Poderíamos citar uma lista imensa de benefícios dos exercícios físicos, mas hoje resolvemos fazer essa matéria com as coisas que devemos evitar fazer antes de qualquer atividade física. Por exemplo, sabia que beber água demais pode atrapalhar o seu desempenho? Ou mesmo que o consumo em excesso de suplementos pode ser prejudicial?

Bom, nós resolvemos listar algumas dessas coisas para vocês. Uns são muito óbvios, como consumir álcool ou comer demais, outros talvez vocês façam da maneira errada e não saibam. Então, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que você nunca deve fazer antes de praticar algum exercício físico:

1 - Jamais consuma álcool antes dos exercícios

Qualquer quantidade de álcool antes da prática de exercícios físicos vai prejudicar o seu desempenho. Dependendo da quantidade e do nível de tolerância da pessoa, o consumo de álcool antes dos exercícios pode trazer sonolência, desidratação e até prejudicar a coordenação motora.

2 - Beba água, mas não muita

Qualquer extremo é ruim. Por isso, não beba muita água antes dos exercícios mas também não esqueça de tomar água. Beber muita água não vai te hidratar tão rapidamente quanto pensa e o seu estômago estará cheio, o que pode ser perigoso. O ideal é beber quantidades moderadas de água durante o dia para se manter hidratado e sem exagerar.

3 - Evite bebidas energéticas

Muita gente acha que as bebidas energéticas podem ajudar na hora de praticar exercícios físicos. Na verdade, bebidas energéticas ou cafeinadas são perigosas pelo fato de aumentar a sua frequência cardíaca. Líquidos com muito açúcar também podem causar picos de açúcar no sangue, gerando elevação temporária de energia. Porém, em seguida vem a queda de energia, quando os níveis despencam.

4 - Não coma além do que precisa

É importante fazer uma boa refeição antes de ir para academia, certo? Mas como citamos anteriormente, exageros não são indicados antes de praticar exercícios. Comer em excesso pode causar cólicas e dores no estômago durante o exercício físico. Também tem o fato do estômago precisar fazer a digestão, o que fará com que mais sangue seja levado para o órgão do que para os músculos. Isso faz com que haja a diminuição do bombeamento e queda do desempenho nos exercícios físicos.

5 - Alongamento estático

O alongamento estático é aquele em que as pessoas ficam em uma posição por alguns segundos, como encostar os dedos nas mãos na ponta dos pés, por exemplo. Muitos pensam que é necessário fazer esse alongamento, porém, pesquisas recentes mostraram que isso pode não ser tão produtivo quanto se imagina. O fato é que alongar o músculo quando está frio pode causar uma lesão e diminuir a força em exercícios que envolvem o músculo que foi alongado. O ideal é fazer esse tipo de alongamento depois do exercício e não antes.

6 - Evite o estresse

Tem dias que realmente é impossível evitar o estresse, seja no trabalho ou em casa. Quando nos estressamos, o nosso corpo acaba liberando uma taxa maior do hormônio cortisol, o mesmo que faz a quebra do tecido muscular e estimula o armazenamento de gordura. O estresse também pode causar algum tipo de lesão por causa da falta de foco na hora de fazer o exercício. Resumindo, esteja sempre relaxado na hora dos exercícios.

7 - Não tome suplementos demais

Se você se alimenta bem, talvez nem precise de suplementos. Mas caso precise, use-os da maneira certa, sem exageros. Tomar suplementos demais pode causar batidas irregulares do coração, náuseas e ansiedade. É preciso saber o que você está consumindo, para que está consumindo e qual a quantidade correta. Usar moderadamente pode trazer vantagens, mas o abuso não.

E você, tem alguma dica de coisas para nunca se fazer antes dos exercícios físicos? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+