• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas que pessoas com diferentes problemas enxergam o mundo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      10/05/19 às 16h22

Nós vemos o mundo de uma forma bastante individual e às vezes não pensamos que as outras pessoas podem ter uma percepção diferente do mundo. A realidade pode ser uma coisa bastante relativa dependendo dos olhos de quem a vê. E algumas coisas podem interferir em como ela é percebida.

O cérebro humano é o órgão mais importante para a nossa vida, até porque, é ele quem nos permite pensar, respirar ou mesmo caminhar. E o cérebro também é capaz de criar ilusões por si só, como por exemplo o deja vú. Coisas como traumas craniocerebrais, concussão, golpe, podem dar outras percepções para as pessoas. Mostramos aqui como as pessoas com alguns desvios veem o mundo.

1 - Derrame

A imagem dá uma ideia de como as pessoas com derrame veem o mundo ao seu redor. As pessoas que sofreram derrame enxergam o mundo e as coisas parecem familiares, mas as pessoas não conseguem reconhecer nada.

2 - Prosopagnosia

Parece ser uma imagem de um filme de terror, mas na verdade é assim que as pessoas com prosopagnosia veem suas memórias. Essa condição é um distúrbio da percepção facial. A pessoa perde a capacidade de reconhecer o rosto de outras. O distúrbio acontece por causa de um trauma na região occipital inferior direita do cérebro.

3 - Astigmatismo

Os problemas que afetam a percepção das pessoas não são apenas traumatismos. Problemas de visão também podem afetar a percepção do mundo. As pessoas que tem astigmatismo, que é um defeito visual por uma falha na forma da lente, córnea ou olho, tem a capacidade de visão clara perdida.

4 - Acinético

Esse é um distúrbio neuropsicológico que se manifesta na capacidade de perceber o movimento. A pessoa que sofre com esse distúrbio consegue perceber o movimento dos objetos como uma série de quadros um depois do outro e deixam para trás um traço borrado. Essa condição pode acontecer quando acontecem danos cerebrais mecânicos, AVC ou depois de uma cirurgia no cérebro.

5 - Síndrome do País das Maravilhas

O nome dessa síndrome é baseado no filme de mesmo nome, onde Alice, a protagonista, vê os objetos em tamanhos desproporcionais. Objetos que em teoria seriam pequenos, as pessoas que sofrem com esse distúrbio os enxergam grande, e o contrário também. Essa metamorfopia acontece na esquizofrenia, ou quando a pessoa tem danos cerebrais orgânicos durante crises epilépticas.

6 - Síndrome de Capgra

As pessoas que sofrem com essa síndrome acreditam que alguém da sua família, ou até mesmo elas mesmas, foi substituído por uma outra pessoa. A informação visual é enviada em forma de fuso, onde acontece o discernimento dos objetos e faces. E a amígdala é a responsável pela resposta emocional ao que nós vemos. Então se a fibra que conecta essas duas partes está danificada, a síndrome acontece.

7 - Sinestesia

Esse fenômeno neurológico acontece quando os sistemas sensoriais, como por exemplo, visão e paladar, estão conectados e conseguem ser estimulados juntos. É como se uma pessoa visse a cor roxa e ao mesmo tempo, sentisse o gosto de uma melancia. O porquê desse fenômeno acontecer ainda não é sabido completamente, mas existem algumas teorias. Pode ser por causa do aumento das conexões neurais entre as áreas do cérebro. Ou provocada por certas condições como epilepsia temporal, lesões cerebrais traumáticas, AVC e tumores cerebrais. Ela pode acontecer também em uma meditação ou concentração profunda.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+