• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas que seu cérebro está te prejudicando

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/06/19 às 16h39

O cérebro humano é o órgão mais importante para a nossa vida. Até porque é ele que nos permite pensar, respirar ou mesmo caminhar. Cada parte do cérebro tem sua função exclusiva, mas essas partes se conectam entre si para fazer a composição mais perfeita do corpo humano, ou seja, o cérebro. É o órgão quem nos faz acordar, atravessar a rua, responder rapidamente para a pessoa que nós amamos. Mas ele também pode nos prejudicar às vezes.

Algumas peculiaridades da nossa mente podem transformar nossa vida em algo mais difícil do que pode ser. Pode ser que essas coisas não sejam feitas de propósito, mas o cérebro pode estar muito ocupado a ponto de cortar algumas funções para tentar economizar um esforço. E, às vezes, a pessoa pode acabar com um mau funcionamento de alguma outra atividade feita simultaneamente. Mostramos aqui algumas formas com que nosso cérebro nos prega peças.

1 - Reescrever memórias

A nossa memória não é como uma filmadora que capta tudo o que está acontecendo e armazena. Ela existe como uma ferramenta de aprendizado e por isso, ela é alterada quando precisa se adequar às novas informações. Quando você se lembra de uma memória, não é como tirá-las de um arquivo, mas sim o cérebro as recriando do zero novamente. E por isso, elas são alteradas por causa dos seus novos pensamentos e experiências.

2 - Te torna preconceituoso

Essa parte do cérebro faz com que os preconceitos profundos se consolidem em primeiro lugar e é uma tendência natural do cérebro de categorizar qualquer coisa. Nós sempre examinamos o mundo a nosso redor para identificar ameaças. E a forma mais eficiente de se fazer isso é classificando tudo em categorias. Nosso instinto protetor tende a categorizar alguma coisa que não estamos familiarizados, como sendo uma coisa perigosa. A força primitiva que move isso é o pensamento. E ele diz que é melhor estar errado vivo do que mente aberta e morto.

3 - Esquecer nomes

Ver uma pessoa em uma festa e não se lembrar o nome dela... todos nós já passamos por essa situação. E o nome é uma coisa que não tem nada relacionado com a pessoa e, por isso, o cérebro tem dificuldades de lembrá-lo. E adicionando que o momento de apresentação para outra pessoa é muito curto e pode ser tenso para algumas pessoas, isso pode fazer com que o nome não seja fixado no cérebro.

4 - Te faz desastrado por não prestar atenção

Você provavelmente já dirigiu para o trabalho e não se lembrou de como chegou lá, ou desceu e subiu escadas sem se lembrar também. Essas duas são atividades complexas e você não se lembra de fazê-las porque o cérebro tem uma função piloto automático bastante eficaz. Esse modo permite que o cérebro se desligue enquanto você faz atividades familiares ou habituais. Mas o problema também é que essa função faz você fazer coisas idiotas regularmente. É por isso que geralmente as pessoas pegam coisas erradas ou esbarram nos móveis.

5 - Te faz pensar que você é feio

Mesmo quando saímos de casa nos achando bonitos, esse sentimento pode logo acabar porque nosso cérebro nos diz que somos feios. Isso acontece porque nós nos vemos somente no espelho. Isso significa que sempre vemos uma imagem espelhada e diferente do que todo mundo vê. Então quando você uma foto de si mesmo com suas feições ao contrário, o seu cérebro sente que tem algo de errado, como se estivesse olhando para uma mentira.

6 - Prende músicas na cabeça

Quando uma música fica presa na sua cabeça, pode ser bastante irritante, ainda mais se a música por si só já for irritante. Ninguém sabe ao certo o porquê isso acontece, mas existem teorias. Uma é a que diz que a música é um estímulo multissensorial, ou seja, a pessoa ouve e experimenta física e emocionalmente. Também é pensado que por a música ser bastante pessoal, ela se aprofunda na psique.

7 - Te faz gordo

Quando o cérebro está ocupado, ele prioriza algumas tarefas. Segundo um estudo, as pessoas são mais propensas a tomar decisões alimentares pouco saudáveis quando estão ocupadas. Acredita-se que isso acontece porque, enquanto o consciente está tentando fazer todas as tarefas, o subconsciente é quem toma a decisão pela comida.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+