Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 funções que você não sabia que existiam no Gmail

0

Um dos melhores serviços de e-mail da atualidade, o Gmail é gratuito e ainda oferece um espaço incrível para sua caixa de entrada. Ainda assim, você sabia que sua experiência com o serviço pode ser melhorada?

Escondidas dentro do próprio serviço de mensagens, algumas funções podem potencializar a forma como você lê, envia e gerencia e-mails. Algumas delas podem até te livrar de algum mal entendido inesperado.

Confira alguns dos recursos que estão disponíveis para melhorar o seu Gmail e não perca tempo deixar sua caixa de entrada turbinada.

Cancelar envio

150123085406_gmail_advice_piece2_624x351_gmail

Tem sempre aquele e-mail que você envia e logo depois se arrepende. Com a função de “Cancelar Envio” você pode evitar mandar uma mensagem constrangedora ou com erros. O prazo para se arrepender, no entanto, é curto: o usuário tem apenas 5 segundos para desistir do envio. Para liberar a função, vá em Configurações e em seguida Labs, onde vai encontrar a opção.

Silenciar conversas

Gmail-features-not-used-mute-conversations

Sabe aquela mensagem de e-mail que foi enviada para várias pessoas e agora sempre que alguém responde para todos sua caixa de entrada recebe uma notificação que não te deixa trabalhar? Pra solucionar esse problema, o Gmail lhe permite silenciar a conversa para ser lida mais tarde. Abra uma mensagem do grupo de e-mails e, na função de mais opções, na barra superior, clique em Silenciar. Pronto, agora os e-mails continuam chegando para você, mas sem notificações.

Habilitar o botão direito para deletar mensagens

Gmail-features-not-used-right-click

Para quem tem uma caixa de e-mails muito movimentada e cheia o tempo todo, selecionar cada mensagem e precisar mover até a barra superior do Gmail pode consumir tempo e atrapalhar a produtividade. Pensando nisso, foi desenvolvida a função que permite arquivar, marcar como lida ou deletar as mensagens com um simples clique do botão direito. Basta acessar o Gmail Labs e procurar a opção de ‘Botão Marcar como lido’ para ter a função disponível.

Prever e-mails

Gmail-features-not-used-preview-pane

Muita gente prefere a interface do Outlook à do Gmail por poder navegar entre as mensagens numa tela dividida. Poder ver sua caixa de entrada ao mesmo tempo em que tem acesso ao conteúdo das mensagens é uma função realmente útil, mas que também está disponível no Gmail. Ao acessar o Gmail Labs, procure a função ‘Painel de Previsão’. Ao marcá-la, você poderá escolher, em sua caixa de entrada, as opções de divisão horizontal e vertical, ou voltar para o a exibição padrão.

Acessar múltiplas contas

Gmail-features-not-used-multiple-user-accounts-switch

Para quem tem mais de uma conta, o Gmail já permite que você consiga administrar tudo numa mesma página. Basta clicar em seu avatar no topo da tela e adicionar o novo e-mail que deseja gerenciar. Um pequeno truque pode fazer com que a troca fique ainda mais simples. Na barra de endereços troque o número indicado e tenha acesso a qualquer uma de suas contas de maneira rápida. O endereço https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox abre a conta 1, padrão. Para navegar entre outras caixas de entrada, basta trocar o 0 por 1, 2, 3 e assim por diante.

Sair da conta aberta num outro dispositivo

150123085809_gmail_advice_piece1a_624x351_gmail

Às vezes você precisa acessar seu e-mail no computador ou num celular de um amigo; mas será que você se lembrou de sair? Para se manter seguro, o link Detalhes, no canto inferior direto da página mostra a última hora e localização de acesso da conta. Caso haja alguma conexão suspeita, você só precisa clicar em ‘Sair de todas as outras seções da web’ e o acesso será impedido em outros dispositivos.

Verificar e-mails

Gmail-features-not-used-authentication-icon-verified-senders

Para evitar ser vítima de spams e golpes, você pode ativar um recurso de segurança no Gmail Labs. A função ‘ Ícone de autenticação para remetentes verificados’ exibe um ícone de chave ao lado dos remetentes de mensagens verificadas. Caso o ícone esteja aparecendo ao lado da mensagem, você pode confiar e saber que não se trata de um remetente falso se passando por alguma empresa. Se o ícone da chave não aparecer, é melhor ficar desconfiado e entrar em contato com o suposto responsável pela mensagem.

Essas são alguns dos recursos mais úteis disponibilizados para melhorar o uso do seu Gmail. Além desses, há diversas funções escondidas na aba Labs e uma série de extensões para navegadores que podem mudar sua experiência com o e-mail.

12 vezes que o anime Pokémon nos fez chorar

Matéria anterior

Os apresentadores do Bom Dia & Cia ao longo dos anos

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.